x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 103

Lançamento contabil de encerramento ou baixa de CNPJ

Maykon de Olivera Souza

Maykon de Olivera Souza

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 2 semanas Terça-Feira | 30 abril 2024 | 11:44

Ola, tem uma empresa que esta encerrando suas atividades e vai dar baixa no CNPJ, a empresa esta desde jan/2023 sem movimento, posso apenas fazer a baixa do CNPJ ou tenho que fazer algum zeramento ou algo do tipo?  empresa tem 21.000 reais em caixa mas tem um prejuizo acumulado de 26.000 e também capital social de 50.000

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 2 semanas Terça-Feira | 30 abril 2024 | 15:59

Maykon, 

Para encerramento basta realizar os trâmites legais de baixa (cnpj, I.E., município, etc) e os lançamentos contábeis eu sugiro utilizar uma conta transitória de encerramento para demonstrar com mais clareza os lançamentos, e com isso só realizar os saldos inversos das contas, ex:

D- Conta corrente sócios ou Encerramento das atividades pelos sócios  - PC
C- Caixa 21.000,00

D- Capital social 50.000,00
C- Conta corrente sócios ou Encerramento das atividades pelos sócios  - PC

D- Conta corrente sócios ou Encerramento das atividades pelos sócios  - PC
C- Prejuízos acumulados 26.000,00

Obs. Lembrando que se tiver apenas isso no ativo e passivo consta uma diferença de 3.000,00 entre Ativo(-)Passivo o que eu poderia supor que seria algo no saldo do prejuízo, no entanto, sugiro analisar as contas.

No mais é isso,  basta realizar esses lançamentos que fecham.

Obs. Ainda para fins de auxílio é válido lembrar que esses valores constarão na ficha de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis na declaração de IRPF dos sócios, ou seja, irão informar a diferença positiva que restar caso conste.

Base Legal;
• Art. 210 da Lei 6.404/76,  art. 1.103 do Código Civil.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.