x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 193

Sped Contábil Retificado

Lenilton Freitas

Lenilton Freitas

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 semanas Terça-Feira | 14 maio 2024 | 13:32

Olá a todos,

Recentemente um ex-cliente me procurou solicitando que eu retificasse um Sped Contábil alegando que o atual contador não pode assinar sendo de minha responsabilidade minha por ter sido eu quem a enviou.

Motivo do pedido: Na época que prestava serviços ele me passava apenas o extrato bancário PJ da empresa com as transações. Não pagava impostos por lá, não fazia o pagamento da folha nem honorários, usava conta de pessoa física para isso (filha, filho, esposa) e nem me passou dados do que tinha de ativo imobilizado, ou seja, ele queria que eu fizesse algum milagre somente com esse extrato bancário. 
Agora ele precisa participar de uma licitação e o balanço da empresa passará por 5 contadores antes e como existe essa falta de informação, querem que ele retifique tudo.

Pergunto: O outro contador realmente não pode assinar um Sped Contábil Retificado? Porque pelo que entendi, ele já fez toda a retificação, mas não enviou o Sped por ter sido assinado por mim e quer que eu assine por uma coisa que nem foi completamente feita por mim. Ele pode exigiri isso?

Desde já agradeço qualquer ajuda.

Allan Souza

Allan Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 semanas Terça-Feira | 14 maio 2024 | 14:22

Lenilton
Acredito que a responsabilidade não seja sua, visto que esta retificação será inserido informações que não passaram por ti e você se tornará o responsável por elas.
Como agora a empresa está com outro profissional, o mesmo deverá efetuar tal alteração.
Att.

sidney siqueira junior

Sidney Siqueira Junior

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 9 semanas Terça-Feira | 14 maio 2024 | 18:28

Lenilton

Quando há uma mudança no contabilista, o procedimento contábil de informar a troca é realizado na ECD.  Após a contabilização da contabilidade anterior, é preciso fazer o registro do vínculo no Registro I157 e informar na ECD do período que é responsável pela contabilidade da empresa. Acredito que a responsabilidade não seja mais sua !

att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.