x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 3.298

DIRF e Distribuição de lucros MEI

Diaz

Diaz

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 9 semanas Quinta-Feira | 16 maio 2024 | 08:38

Bom dia, contadores.

Sou contador iniciante e tenho um MEI. Enviei a DIRF e fiz a distribuição de lucros do meu MEI informando na REINF e na DIRF, conforme a legislação. Porém, recebi um cliente que não fez nada disso e queria saber se apenas manter a escrituração contábil já é suficiente para distribuir lucros. Na declaração do IR anual, caso seja informado os lucros distribuídos desse meu cliente, vai ter malha fina automaticamente?  Ou caso tenha, seria possível apresentar apenas os livros contábeis autenticados na junta? Alguém já teve um caso prático desses?

Diaz

Diaz

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 9 semanas Quinta-Feira | 16 maio 2024 | 10:45

Bom dia, Kaik.

Obrigado pela resposta. Então no caso se eu distribuir lucro do MEI, não apresentar a DIRF, mas mantiver a escrituração contábil evidenciando lucro, caso a Receita me cobre esclarecimentos pelos lucros isentos informados na DAA, eu posso apresentar apenas os livros como forma de comprovar a distribuição? Porque meu objetivo é lançar todo o lucro na DAA de forma isenta para os clientes que não transmitiram DIRF de modo que eles não tenham problemas com a Receita.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 semanas Quinta-Feira | 16 maio 2024 | 11:20

Diaz,

Então, a resolução GGSN 140/2018 estabelece que o CNPJ do MEI  poderá distribuir para pessoa física, isento de imposto de renda valores limitados aos percentuais do lucro presumido, que são:

8% da receita bruta para comércio, indústria e transporte de carga.
16% da receita bruta para transporte de passageiros.
32% da receita bruta para serviços em geral.