x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 89

Venda Imoveis - Atividade imobiliaria

Jade Basilio

Jade Basilio

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 5 semanas Sábado | 25 maio 2024 | 13:04

Minha dúvida:
Estou com um caso na empresa que estou fazendo a contabilidade. É uma empresa de atividade de venda, aluguel e administração de bens imóveis próprios.
Seu regime é de Caixa. 
Ela vendeu um de seus imóveis pelo valor corrigido de 413 K. Antes o valor do imóvel era de 366.000,00 (juntamente com os investimentos realizados).
Temos alguns detalhes:
* o contrato de venda foi realizado em 15/03/24
* um dos recebimentos da venda (250K) foi um Adto em 09/06/22, que foi recebido diretamente na conta da sócia. Fui orientada a contabilizar na data da venda pela conta do sócio. como uma retirada.
* o saldo de 163K será recebido agora em maio.

Como contabilizaria isto, sendo que eu preciso dar baixa do imóvel do ativo e mostrar nas receitas de vendas os valores recebidos.
O fiscal lança os valores no faturamento diretamente no banco, contra Receita de venda ou aluguel. Não passando pelos clientes.

Jade Basílio - Assistente Contábil
DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 semanas Terça-Feira | 28 maio 2024 | 06:42

Pela Venda do Imoveil.
1) Ela vendeu um de seus imóveis pelo valor corrigido de 413 K.
D -  Contas a Receber K
C -  REceita na ALienação de Ativo IMobilizado 413K

2) Pela  Baixa da Depreciação 
D - Depreciaçaõ Acumulada 
C- Receita de Alinetaçaõ do Ativo Imobilizado (Resultado)

3) Pela Baixa do Imovel
D -  Receita de Alienaçaõ do ATivo Imobilizado
C - Imoveil 
*verificar o valor nesta rubrica no balanco patrimonial

4  - Pelo adto
D - banco contas movimento
c - Adto de Clientes
* Fui orientada a contabilizar na data da venda pela conta do sócio. como uma retirada.
Neste caso voce pode mantes esse valor como valor distribuido, mas muita cautela se no final do exercicio havera saldo suficiente na conta lucros acumulados.


 5 - Pela baixa do adto
D - Adto Cleintes 250k
C - Clientes a REceber  250K



qulque duvida da um toque.

Daniel Alves
Contabilista

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.