x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 81

COMISSÃO DOS AFILIADOS

Pedro

Pedro

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 semanas Segunda-Feira | 27 maio 2024 | 14:49

Estou trabalhando em um projeto e não consegui definir um modelo viável para o pagamento de comissões a afiliados. A maioria dos nossos afiliados são pessoas físicas que não vão emitir nota fiscal. A ideia é a mais comum no mercado, a cada venda realizada pelo afiliado, ele ganha um percentual sobre essas vendas. Porém, analisando e lendo um pouco sobre o assunto, vi duas opções:
1)- É feito um RPA pelos tomadores do serviço, nesse caso, se retém imposto de renda na fonte, até a alíquota máxima de 27,50% e também 20% de INSS.
ou;
2)- O afiliado é obrigado a emitir uma nota fiscal de serviços para receber a comissão, coisa que sabemos que por se tratar em muitos casos de pessoa física, muitas vezes acaba sendo uma missão quase impossível de acontecer.

Pergunto: A opção número 1 está correta? RPA, com IRRF e INSS retido na fonte pelo pagador?

Minha segunda pergunta é:
Como empresas grandes como Magazine Luiza, Americanas, Shopee operam seus programas de afiliados, pagando comissões em conta-corrente? Elas exigem nota fiscal? Fazem a retenção na fonte?

Podem me ajudar ou dar alguma orientação? Pode ser até um comentário sobre o exposto acima ou até mesmo fontes de consulta, pesquisa e etc. Realmente estou encontrando bastante dificuldade nessas duas opções que citei acima.


Desde já agradeço à atenção empenhada de todos.

Att

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 semanas Terça-Feira | 28 maio 2024 | 06:17

Já tive alguns problemas no pagamento de comissões'', seria mais viavel os comissionados abrirem um CNPJ como simples Nacional, entretanto tem a parte burocrativa de abrir o CNPJ, fazer os cadastros no orgaos (Receita, prefeitura e no CORE que é o orgaos  dos representantes.), apenas estude o valor do Capital Social pois no CORE eles cobram uma anuidade de acordo com o CS informado no Contrato Social.  A época foi mais rentável eles  terem feito todo este processo e houve uma reduçãode custo, pois pela tabela do Simples(como um imposto unico) ficou mais barato.
Agora voce deve fazer um mini planejamento tributario para verificar se vale a pena ou não , levando em consideraçaa o montante pago a cada afiliado e os valores a serem pagos se forem do Simples Nacional.

Daniel Alves
Contabilista

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.