x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 266

ECD RECUPERADA NA ECF

Lindoneres G. Silva

Lindoneres G. Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 semanas Segunda-Feira | 3 junho 2024 | 16:07

Boa tarde caros colegas

Estou com a seguinte situação: foi utilizada a recuperação da ECD dentro da ECF com apenas uma assinatura (era somente pra teste e mensuração dos eventuais erros oriundos da ECD na ECF) Acontece que por um descuido foi entregue a ECF com essa ECD recuperada com apenas uma assinatura da Empresa e sem a do Contador. Minha dúvida é se podemos ter problema por causa disso? Seria necessário enviar uma ECF retificadora com a ECD recuperada e  assinada com as duas assinaturas, contador e empresa?

A empresa em questão seria uma associação sem fins lucrativos.

ALLAN

Allan

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 semanas Segunda-Feira | 3 junho 2024 | 16:16

Lindoneres,
Seria interessante você enviar uma retificadora, visto que ainda está dentro do prazo e já identificou o erro, mesmo não alterando os valores de ambas.

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 6 semanas Segunda-Feira | 3 junho 2024 | 16:21

Lindoneres G. Silva, , boa tarde

a princiipio NAO HÁ  a necessidade de se retificar a ECF , pois a simples assinatura que falta NAO VAI  alterar o código HASH da declaração que foi  recuperada na ECF.

a ECD ao ser recuperada da ECF atualiza apenas os saldos ( se for marcado para fazer isso )

para a ECD  caso entre no modo de edição , aí SIM o HASH é alterado  e deverá retificar a ECF

Márlus

Lindoneres G. Silva

Lindoneres G. Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 semanas Segunda-Feira | 3 junho 2024 | 16:38

Márlus Mauri de Meira Mathias, deixa eu ver se entendi, se após eu ter recuperado a ECD somente com uma assinatura na ECF eu editar a ECD e assinar novamente, nesse caso me aconselha a retificar a ECF é isso? Tem alguma maneira de ver o código HASH da ECD dentro da ECF?

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 6 semanas Segunda-Feira | 3 junho 2024 | 17:09

Lindoneres G. Silva

no recibo da ECD  anote  o HASH

e na ECF    ( sem editar ) , abara a declaração ( vai acusar como enrtregue ) , procure  o registro da ECD  recuperada e compare o HASH que está nessa campo

se for igual ->  OK
se tiver diferente, terá que retificar a ECF

Márlus

Lindoneres G. Silva

Lindoneres G. Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 semanas Segunda-Feira | 3 junho 2024 | 17:25

Márlus Mauri de Meira Mathias,  conferi é o mesmo HASH, menos mal não vou precisar retificar.

Mais uma vez, muito obrigado pela orientação!! 

Deus o abençoe grandemente!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.