x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 98

Nota Fiscal Cancela e Paga

graziele caetano

Graziele Caetano

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 5 semanas Quarta-Feira | 12 junho 2024 | 10:06

Bom dia,
Estou iniciando a minha carreira contábil e preciso da ajuda de vocês. Estou conciliando um fornecedor e cheguei em uma nota em que, ao pesquisar no SIEG vi que está cancelada. A questão é que pagaram uma duplicata (o valor total foi dividido em duas). 
No sistema fiscal ela já não existe. Mas, no  sistema contábil há a nota e o pagamento. Como o saldo dos dois sistema tem que ser igual, o certo seria a exclusão. Mas, não tenho certeza se esse é o procedimento certo, uma vez que houve esse pagamento.
Alguém pode me ajudar? Preciso encerrar essa empresa logo

Allan Souza

Allan Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 semanas Quarta-Feira | 12 junho 2024 | 10:50

Bom dia Graziele,
Primeiramente, se a nota fiscal está cancelada, não poderá deixar o registro baixado na conta de fornecedores. Para resolver o problema dos registros, basta você utilizar a conta de adiantamento a fornecedores localizada no ativo. Após isto, a empresa terá que entrar em contato com o fornecedor para solicitar a devolução desde montante ou a compensação na fatura de uma futura nota fiscal de compra.
Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.