x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 94

EXISTE DECONTO INCONDICIONAL NA COMPRA?

Noelia guilhem

Noelia Guilhem

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 5 semanas Sexta-Feira | 14 junho 2024 | 21:06

boa noite, estou realizando um plano de contas. e me surgiu a seguinte duvida com relacao a descontos
ate o momento entendi que:

descontos obtidos(na hora da COMPRA) e descontos condicionais/concedidos ( Na hora da VENDA) são os descontos realizados apos fato gerador, dias apos.

agora

descontos incondiionais sao descontos realizados na VENDA no momento da negociocao.

a minha duvida é : e como fica os desconto realizado durante a negociaçao com o fornecedor? já que a conta descontos obtidos é somento apos se passar os dias. 

ALEXANDRO MAGNUS DA SILVA

Alexandro Magnus da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 5 semanas Sábado | 15 junho 2024 | 22:51

Olá,

Em verdade a conta desontos obtidos não guarda essa relação de temporalidade direta com o fato, ou seja, não é exatamente regida por este fato, mas se presta a registrar as diferenças entre o valor de aquisição e o valor efetivamente pago.

Neste caso, se o desconto já consta deduzido do valor expresso no documento fiscal, este não necessita ser escriturado na contabiidade uma vez que o documento fiscal será escriturado pelo seu valor já com o desconto, ou seja, pelo valor líquido, o que com certeza, já corresponderá ao valor pago pelo comprador.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.