x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 19

Lançamentos de baixa na conta de Incentivos fiscais no Patrimônio Líquido

Ubiraci Ferreira de Lima

Ubiraci Ferreira de Lima

Iniciante DIVISÃO 2, Encarregado(a) Administrativo
há 5 semanas Terça-Feira | 18 junho 2024 | 09:28

Tenho um cliente que é uma indústria têxtil que recebe um crédito presumido relativo a compra de produtor de algodão em MG, chamado Proalminas, esse credito é contabilizado com Débito na conta de ICMS a Compensar (AC) e a Crédito de Créditos de Incentivos Fiscais (PL), segundo informações essa conta do PL só poderá ser baixada quando houver compra de investimentos na produção, tipo maquinários. A minha dúvida é a seguinte: Na compra de Maquinários eu vou Debitar Maquinas e Equipamentos (Ativo Imobilizado) e a crédito de Fornecedor (PC), então pra eu baixar na conta de Créditos de Incentivos Fiscais (PL) eu devo fazer um lançamento de igual valor da aquisição do Ativo Imobilizado, debitando a conta do (PL) e creditando uma receita não operacional e excluir da base de calculo do IRPJ e CSLL? Ou tem uma outra forma de fazer esse lançamento? Espero ter sido claro no meu questionamento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.