x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 84

Contabilidade a menor que o inventário

Jefferson Luiz Cavalcante dos Santos

Jefferson Luiz Cavalcante dos Santos

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 semana Quarta-Feira | 19 junho 2024 | 09:55

Prezados,

Cheguei na empresa recentemente e me deparei com uma ressalva de auditoria a ser resolvida até Abril de 2024.

Essa ressalva se deu pelo fato de o inventário possuir cerca de 2MI de estoques, e o contábil apenas 1MI. Sendo mais específico, a diferença ficou mais ou menos em 820k.

Utilizando o mês de abril como "data de corte", pegamos o saldo final do estoque junto aos setores responsáveis neste mês para que escriturássemos o valor da diferença no ativo e, a partir de maio, a contabilização se desse de maneira adequada e coerente, seguindo as informações que a partir de então seriam passadas por todos os envolvidos.

Contudo, não encontrei nenhuma normativa específica sobre esse lançamento de ajuste. Em algumas consultas que fiz, em todas elas foram indicadas contas de resultado como despesa não operacional (visto que não era um valor pouco significativo). Assim o fiz:

D - Estoque
C - Ajuste de inventário (Resultado - Desp)

Porém, me incomodou o fato de a conta estar virada no Balancete.

Agradecido desde já caso alguém consiga me ajudar. Como falei anteriormente, não encontrei nenhuma normativa específica sobre como fazer no caso de o contábil estar a menor que o inventário.

Att.,

ALLAN

Allan

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 semana Quinta-Feira | 20 junho 2024 | 08:58

Bom dia Jefferson,
Geralmente ajuste de inventários existem mas não nesta proporção. Não é tão simples de solucionar, aconselho você a investigar onde está a divergência visto que pode envolver lançamentos errôneos, notas fiscais faltantes para registro tanto de entrada quando de saída. Além disto, este fato pode trazer problemas mais sérios para a empresa.
Aconselho você a envolver mais pessoas para este fato e se for efetuar algum registro de ajuste, documente tudo. Solicite a auditoria uma orientação de quais contas contábeis utilizar.
Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.