x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 68

superveniência ativa

JOSIANE SILVA SANTOS ROCHA

Josiane Silva Santos Rocha

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 3 semanas Terça-Feira | 25 junho 2024 | 10:59

Bom dia 

Prezados 

Estou com uma duvida de como fazer o lançamento da evolução da plantação de semente de eucalipto . Sei que de inicio vou fazer o seguinte lançamento.

1) Pela compra da semente (matriz) para plantio
D – Estoque Sementes p/ plantio (AC)
C – Banco/Fornecedor (AC) .................................................130.000,00

2) Pela remessa de Sementes p/ Plantio para plantio em campo de terceiros
D – Sementes em plantio (AC)
C – Estoque Sementes p/ plantio (AC).................................130.000,00

Não consegui entender este lançamento abaixo, sendo que o lançamento é composto de um valor  para uma conta debito e uma conta credito. 
Teria como me explicar melhor como irei proceder com o lançamento abaixo?

3) Pelo retorno da muda colhida no campo 
D – Muda de eucalipto p/ Transformação (AC).............................430.000,00
C – Sementes em plantio (AC)............................................... 50.000,00
C – Superveniências Ativas (CR)...........................................380.000,00

Allan Souza

Allan Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 semanas Terça-Feira | 25 junho 2024 | 15:20

Josiane,
Os lançamentos podem possuir várias contas  tanto em débitos quanto créditos desde que o fato seja o mesmo.
No terceiro lançamento, você esta efetuando uma baixa no seu ativo "Sementes em plantio", e efetuando uma entrada na conta do ativo "Muda de eucalipto" e esta variação é uma receita gerada presente no resultado.

A superveniência trata-se da geração, de adição, de aumento. A superveniência do ativo ou superveniência ativa é uma Receita. Por outro lado, a superveniência do passivo ou superveniência passiva é uma Despesa.
Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.