x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 155

Lançamento Contábil

Matheus Amaral

Matheus Amaral

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 semanas Quinta-Feira | 27 junho 2024 | 15:46

Olá!

Sou novo como contador, consegui meus primeiros dois clientes e fiquei com uma dúvida: 

Recebi recentemente duas empresas prestadoras de serviço em meu escritório. Quando fui fazer os lançamentos contábeis das empresas, cada uma delas estava fazendo diferente sobre dois lançamentos.
Para o lançamento de “Compra de Mercadorias para consumo e uso” e “Serviços de Terceiros” em uma empresa era lançamento como DESPESA (CR) e BANCO (A) diretamente. Já na outra empresa, eles faziam DESPESA (CR) e PASSIVO, depois PASSIVO e BANCO.
Fiquei meio confuso e queria saber qual o caso está correto. E esses lançamentos diretos (Ativo-Despesa) pode ser feito em quais ocasiões?

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 2 semanas Quinta-Feira | 27 junho 2024 | 21:21

Matheus,

No primeiro lançamento é relacionado ao pagamento a vista, já o segundo é relacionado de pagamento a prazo.

Esmiuçando: 
Na primeira ocasião houve uma compra e ou serviço desembolsada direta, logo tu tira do seu bolso(banco) e paga a um terceiro.
Portanto, se o banco é natureza devedora tu retira creditando.
D- Compra AC ou Serviço prestado CR
C- Banco AC

Já a segunda ocasião, você adquiriu o serviço/compra porém com uma certa condição de pagamento, ou seja, nada imediato.
Então, tu recebe a mercadoria ou o serviço e fica com a obrigação de pagar esse terceiro futuramente
Logo,
D- Compra AC ou Serviço prestado CR
C-Fornecedor a pagar - PC

Chegou o dia de tu pagar, então tu vai quitar sua dívida com esse terceiro, portanto se o passivo é conta credora, ela reduz a débito.
D- Fornecedor a pagar - PC
C- Banco - AC

Sobre a conta ativo x despesa, é um método simples de lançamento, pode ser feito sempre que envolver contas que não transitem em contas de custos. O que são contas de custos? São contas que tu aloca tudo que for diretamente ligado à atividade da empresa, assim tu vai ter um método melhor de mensurar o gasto direto com aquela operação.
Ex: salários de fábrica, custos de combustíveis para empresas de transporte ou representação comercial, matéria-prima, etc.

No mais, seria isso.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.