x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 50

Despesa médica no IRPF - malha fina

Ana Lucia Rossi

Ana Lucia Rossi

Iniciante DIVISÃO 3, Agente
há 2 dias Domingo | 30 junho 2024 | 16:58

Boa tarde! 
Caí na malha fina da RFB.
estão solicitando a apresentação de documentos de  terapia ocupacional do meu filho autista (9 anos)
Ao verificar as Notas fiscais, verifique que. A clínica colocou meus dados (mãe) como tomador de serviços e na discriminação dos serviços consta ser referente a TO com o nome completo do meu filho , datas , valor por sessão, etc.
No IRPF, declarei como gasto médico do meu filho, que está como dependente na minha declaração. 
seria este o motivo de ter caído na malha fina ? 
Como regularizar minha pendência de malha fina? 
desde já agradeço a atenção 

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 1 dia Segunda-Feira | 1 julho 2024 | 11:59

Sim, pois o CPF indicado pela TO foi o seu e daí que o confronto entre o do seu filho e o que a TO informou não bate. Por isso a malha.
Como o código 14 - Terapeutas ocupacionais, são dedutíveis em quaisquer casos, vc pode alterar a declaração colocando seu CPF.
Peça ao TO colocar o cpf de seu filho nas notas deste ano.
Quando ele completar 21 anos, daí sim vc vai mudar a condição de dependente dele para continuar deduzindo.



Ana Lucia Rossi

Ana Lucia Rossi

Iniciante DIVISÃO 3, Agente
há 23 horas Terça-Feira | 2 julho 2024 | 09:51

Obrigada pelo retorno, Salvador.
Não usei o código 14 no IRPF, pois é clinica com CNPJ, e no código 14 só aceitava CPF. Coloquei como 21 e descrevi que era terapia ocupacional. 
já pedi para a clínica retificar as notas a partir de jun/24 colocando o cpf dele no tomador de serviços.
Mas  será que resolve colocando essas despesas de 2023 que estão na malha fina no meu cpf ? Vi outro caso aqui que não tinha resolvido (permaneceu na malha), a pessoa continuou com a pendência e não teve resposta final no fórum do desfecho da história . Por isso minha preocupação . Desde já agradeço novamente  ! 




O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.