x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 99

lançamentos superavits

Maria Cristina Padilha da Rosa

Maria Cristina Padilha da Rosa

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 semanas Terça-Feira | 2 julho 2024 | 13:55

boa tarde !! faço a contabilidade de uma instituição religiosa, uma igreja,  desde a sua fundação, e vem tendo superávit e está se acumulando todos os anos e já está um valor muito alto, só que eu não sei como fazer para baixar esse valor, andei pesquisando e sei que não posso distribuir para o presidente da instituição mas posso usar em prol da instituição em despesas como manutenção  e outras. só que não sei como tirar esse valor da conta de superávit para usar nas despesas, e tambem agora apareceu a compra de um veículo que poderia usar esse saldo de superávit para compra do mesmo, mas não sei como fazer os lançamentos.

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 2 semanas Quarta-Feira | 3 julho 2024 | 17:50

A conta de superavit deve ficar no patrimônio líquido e alterada somente com a apuração do resultado do exercício. 
Todas as despesas necessárias á atividade da igreja podem ser lançadas discriminadamente na DrE do exercício. 
Então,  o resultado (déficit ou superavit) vai aumentar ou diminuir o superavit existente.
A compra de veículos deve ser imobilizada e vai interferir no resultado através das depreciações. 



Maria Cristina Padilha da Rosa

Maria Cristina Padilha da Rosa

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 semanas Quinta-Feira | 4 julho 2024 | 11:28

mas durante o ano como posso usar esse valor do supéravit para comprar o veículo ou outros bens e usar em despesas de manutenção e outras para baixar esse valor,como faço os lançamentos?
outra coisa, eu nunca fiz depreciação do meu imobilizado, posso fazer depreciação de exercicios anteriores e colocar nesse ultimo enceramento como depreciações acumuladas ? 

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 2 semanas Quinta-Feira | 4 julho 2024 | 12:24

Se vc tem superavit é porque no ativo vc deve ter recursos aplicados nos bancos ou outros ativos.
E daí que vc vai utilizar dinheiro para pagar despesas, assim como vc vai debitar bancos pelas entradas das receitas.
Numa entidade sem fins lucrativos vc pode fazer depreciações acumuladas, pois não tem efeito fiscal.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.