x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 76

RAFAEL SCORZIELLO DE OLIVEIRA

Rafael Scorziello de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 4 dias Quinta-Feira | 11 julho 2024 | 11:49

Bom dia a todos,

Estou fazendo a contabilização de uma empresa que tem uma sala alugada em Shopping, o boleto do Aluguel vem com várias despesas que são elas:
Fundo de Promoção
Aluguel Minimo
Encargos Comum
Ar Condicionado
Encargos Comuns Locação
Energia Elétrica
Água/Esgoto
Serviços
Foro 
Iptu

Minha dúvida é o seguinte devo criar todas essas contas no meu plano, claro as que eu não tenho no meu plano, porque algumas eu já tenho?
Se alguém poder tirar essa minha dúvida eu agradeço.

Att,

Rafael

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 4 dias Quinta-Feira | 11 julho 2024 | 14:11

Rafael,

Por se tratar de empresa comercial a resposta é depende.
A legislação contábil permite a escrituração contábil pela sistemática de completa x simplificada sendo este último caso permitido pela LC 123/06 e Resol. CGSN 140/2018 para as Micro empresas e Empresas de Pequeno Porte.

O que é sugerido então? Em minha visão, o contador parte de um profissional técnico, logo, deve-se primar pela qualidade do serviço. Dito isso, existe a primazia da essência sob a forma que facilita o empresário na obtenção de informações.
Pois, pense que seu cliente solicite o valor gasto de energia elétrica por ano para calcular por exemplo o gasto que ele teria se trocasse de local de estabelecimento, o mesmo vale-se das demais despesas condominiais.

Portanto, sugiro realizar a contabilização por característica dos gastos, ou seja, individualizado de forma analítica e não sinteticamente apenas com o boleto.
Uma sugestão é que solicite o administrador do Shopping para que te envie uma planilha(ainda que em pdf) desses gastos, pois é possível importar direto para o seu sistema com alguns outros sistemas no mercado de conciliação., bastando apenas tu parametrizar as contas uma vez e importar mensalmente. Cito os sistemas Conciliador Contábil, Mister Contador os quais conheço.

Abrs.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.