x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 384

ECF 2023 - Registro Y520 12005 - Exportação de Mercadorias e 12012 - Importação de Mercadorias

Thiago Lima

Thiago Lima

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 1 semana Sexta-Feira | 12 julho 2024 | 10:39

Bom dia.

Estou gerando a ECF em alguns clientes que tem operações de Importação e Expostação de mercadorias, a serem declaradas no Y520, no entanto notei que no validador (PGE) não está mais aparecendo as naturezas de operações 12005 - Exportação de Mercadorias e 12012 - Importação de Mercadorias.

Alguém com o mesmo problema? No caso eu iria informar esse movimentos diretamente no PGE, porém como não estão aparecendo, fiquei na dúvida do que pode ter ocorrido.

No meu ERP Protheus, aparece se eu for fazer no TAF!

Wellington Silva

Wellington Silva

Bronze DIVISÃO 5, Analista Tributos
há 3 dias Quinta-Feira | 18 julho 2024 | 15:58

Olá amigos,

Pelo o que eu entendi verificando o manual da ECF, alguns códigos foram substituídos.

Desta forma, teremos que preencher com aquele que melhor expressar a operação realizada.

Natureza da Operação: Código da natureza-fato específico correspondente à motivação do recebimento/pagamento, conforme § 1o do artigo 23 da Lei no 4.131, de 03 de setembro de 1962, e que consta na Circular no 3.690, de 16 de dezembro de 2013, do Banco Central do Brasil. Atenção: As operações que não se enquadrem em nenhuma das classificações disponíveis serão identificadas pelo código que indique a melhor aproximação possível da natureza da transação. Natureza da operação, conforme tabela do Sped (Disponibilizada no programa da ECF no diretório Arquivos de Programas/Programas Sped/ECf/SpedEcf/Recursos/Tabelas). Observação: O registro Y520 não possui informação de data em seus campos. Portanto, os códigos utilizados no campo Y520.NAT_OPER devem ser os vigentes em na darta final da ECF, para todas as operações ocorridas durante o ano da escrituração. 

Atenciosamente,

Wellington Silva

Wellington Silva
Analista Tributário
Pós-graduando em Auditoria Tributária
Bacharel em Ciências Contábeis
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.