x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 389

Empresa falsificou minha assinatura em Declaração de faturamento

Amanda de Moura Piva

Amanda de Moura Piva

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 semana Sexta-Feira | 19 julho 2024 | 13:52

Boa tarde colegas,
Estou com o seguinte caso:
Fiz uma regularização de CNPJ que estava inapto para uma empresa que me procurou, que é de outro Estado (PA). O serviço se resumiu a entregar as declarações federais pendentes para ativar o CNPJ. Não fechei serviço mensal com eles.
Alguns meses depois, recebi uma msg no whatsapp de um gerente da sicredi, me pedindo uma declaração de faturamento de uma empresa com assinatura original, pois havia sido enviada a ele a declaração com assinatura digital e o banco não estava aceitando.
Estranhei, até achei que era spam ou golpe, mas respondi dizendo que desconhecia essa empresa. E para minha surpresa ele anexou pra mim a declaração que continha meus dados e uma assinatura 'digital', feita por alguma daquelas plataformas digitais que sai um visto acima do meu nome e crc.
A empresa em questão era do mesmo município da que eu havia feito a regularização do CNPJ, e aí perguntei pra pessoa se era ela que havia feito, e ela assumiu que fez, e ainda me perguntou o valor do serviço. Muito cara de pau!! 
Procedi com um boletim de ocorrência online no estado do Pará.
Mas a minha preocupação é que não sei quantas declarações ela pode ter feito com meu nome e meu CRC. Nossos dados são facilmente consultados pelo sistema do CRC apenas pelo nome. Alguém já passou por isso?

...
Alisson Felipe Machado

Alisson Felipe Machado

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 1 semana Sexta-Feira | 19 julho 2024 | 14:27

Boa tarde, Colega!

Entre em contato com o CRC a qual é vinculada relate o fato e se informe como protocolar ou registrar formalmente o ocorrido e verifique também se é necessário fazer o mesmo com o CRC do estado em que se situa a empresa, assim pode se resguardar contra possíveis problemas com os conselhos haja vista sua vinculação a eles pelas declarações que entregou.

E como já registou B.O sugiro orientar-se com um advogado de confiança para analisar possíveis medidas no âmbito civil além do criminal, pois acredito que enseje danos morais e até materiais pelo tempo e possíveis custas de todo esse processo.

Cordialmente,

Alisson F. Machado
Consultor Tributário
CRC/PR: 082254/O
email:  [email protected]
Allan Souza

Allan Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 semana Sexta-Feira | 19 julho 2024 | 14:57

Amanda,
Muito importante você efetuar os comunicados conforme citado pelo nosso coleta Alisson. Envolva um advogado no caso visto que se trata de fraude e ele saberá lhe orientar para tomar as medidas cabíveis. Você tem que procurar seus direitos.
Att.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 1 semana Sexta-Feira | 19 julho 2024 | 14:59

Dado a gravidade trazida na narrativa, Iria trazer minhas ponderações, mas o lendo as orientações do colega Alisson, este escreveu tudo o que eu iria sugerir.

Amanda, se resguarde de todo esses cuidados para evitar dissabores maiores no futuro, pois é uma situação extremamente grave.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.