x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 17

Cálculo de Imposto no Regime Caixa

Pedro

Pedro

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 4 dias Segunda-Feira | 22 julho 2024 | 14:51

Pessoal, espero que estejam bem.

Estou com um dúvida de como levar em conta os valores recebidos referente as notas faturadas de uma empresa no regime Lucro Presumido, Regime Caixa.
Enquanto Regime de Competência, ao faturar 1.000,00 reais, esses mesmo 1.000,00 serão utilizados no cálculo do imposto. Porém como seria feito no Regime Caixa, se nele leva em conta o recebimento? Minha dúvida recai em 3 pontos: uma nota parcelada; retenções; valor pago parcialmente ainda que à vista.

Sitação a) foi faturado 1.000,00 reais. Porém, com as retenções, o valor líquido da nota é de 950,00. Para calcular guias de PIS/COFINS e IRPJ/CSLL eu imagino que seja no valor total da nota, ou seja 1.000,00 reais, correto?

Situação b) os mesmo 1.000,00 reais faturado, porém agora será pago a prazo. Descontado retenções mantém 950,00 reais, porém divido em 3x. Como é feito o cálculo no regime caixa desse imposto, se serão recebidas 3 parcelas no valor de 950 / 3 = 316,67?

Situação c) seguindo os exemplos acima, uma nota de 1.000,00 reais, com valor líquido de retenções de 950,00 para pagar à vista, porém o cliente só tem dinheiro para pagar 500,00.  Quando recebo apenas parte do valor da nota, como seguir com o cálculo do imposto?

Desde já agradeço pela ajuda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.