x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 293

Receitas de Alugueis

DIEGO DE ARAUJO MARANHAO

Diego de Araujo Maranhao

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 3 dias Terça-Feira | 23 julho 2024 | 09:31

Prezados Senhores! Saudações.

Estou começando no setor de escrituração e tive uma dúvida.

A pedido de um cliente que tem como receita somente com alugueis de imoveis.
Me foi solicitado a escrituração referente aos anos de 2022 e 2023 e de acordo com a documentação que me foi enviada tem os seguintes dados.

Contrato de Aluguel de 20-04-2022 a 20-04-2023.

Fiz os seguintes lançamentos:
Provisão:        D-Cliente (duplicatas a receber) (AC)
                        C- Alugueis (Receitas)

Pagamento - D- Caixa (AC)
                       C-  Cliente (duplicatas a receber) (AC)

A minha dúvida é:  A principio se os lançamentos estão corretos  e  se eu posso lançar na provisão o valor total do contrato lançando os pagamentos mês por mês até fechar o valor total.

Alisson Felipe Machado

Alisson Felipe Machado

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 3 dias Terça-Feira | 23 julho 2024 | 13:38

Boa tarde, Colega!

Quanto a duvida de como contabilizar pode se usar as disposições do CPC 06 - Arrendamentos e CPC 47 - Receita de Contrato Com Cliente. Se tiver interesse em se aprofundar no assunto sugiro que leia-os para saber quando se é necessário a contabilização e apenas o reconhecimento da receita mensalmente, no seu caso por ser pessoa física não vejo necessidade da leitura imediata, mas o principio é o mesmo para pessoas jurídicas e é uma leitura valida. 

Resumindo, no momento em que se firma o contrato você recebe o direito a receber os valores, mas também assume a obrigação contratual de fornecer o bem pelo tempo determinado.