x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 129

LUCRO REAL - DESPESAS DEDUTIVEIS

Joao Raphael Cortez

Joao Raphael Cortez

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 dias Terça-Feira | 23 julho 2024 | 10:20

Prezados, bom dia.

Algum colega teria uma relação, ou tabela de co-relação das despesas que podem ser deduzidas no lucro real? Verifiquei na legislação é é muito vago e entendo ser de caráter interperetativo do contador. Mas se algum colega tiver um material para compartilhar ajudaria muito profissionais como eu que está no início. 

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 2 dias Quarta-Feira | 24 julho 2024 | 08:57

Joao, bom  dia

as despesas em geral  e todas com a devida documentação podem ser utilizadas  no lucro real

pelo que sei que são consideradas indedutiveis   ( tem que adicionar no Lalur)   são:
 - multas de trânsito
-  despesas que  não tenham a haver com a atividade da empresa

Márlus

VALDES SILVA

Valdes Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 dias Quarta-Feira | 24 julho 2024 | 11:33

Boa tarde a todos!
Peguei uma empresa do lucro real pra fazer a contabilidade e vi que o antigo contador não contabilizava PECLD (Perdas Estimadas com Créditos de Liquidação Duvidosa)
A empresa em questão tem um valor considerável de inadimplentes e eu gostaria de fazer a contabilização dessas perdas como despesas dedutíveis no lucro tributável.
Minha dúvida é se posso contabilizar essas perdas dos últimos cinco anos uma vez que nada foi provisionado e a conta "clientes" não há saldo nenhum. Era tudo lançado como vendas à vista, sempre debitando o caixa.
Se for possível, qual contas deverei movimentar?
Desde já, agradeço!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.