x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 95

Lançamentos Bancários PIX

Mykaelly Samantha Nicácio Oliveira

Mykaelly Samantha Nicácio Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 dias Quarta-Feira | 24 julho 2024 | 14:30

Boa tarde! 

Meus Caros, estou lançando no contábil os extratos bancários de alguns cliente. No decorrer dos lançamentos, analisei que existem muitos recebimentos de PIX e envio tbm de PIX. Minha dúvida é o seguinte, como vcs fazem esse lançamento de recebimento PIX? E nos recebimentos via transferência bancárias? Como vcs realizam? 

No caso de RECEBIMENTO PIX:

D: BANCO (ATIVO CIRCULANTE)
C: ?

ENVIO PIX:

D: ?
C: BANCO

Alguém poderia me ajudar por gentileza?

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 2 dias Quarta-Feira | 24 julho 2024 | 16:50

Mykaelle,

Então, antes de analisar os lançamentos sugiro fazer um levantamento do que seriam esses pix, pois podem ser diversos fatores e o ideal é alinhar isso com a empresa para ter uma segurança maior.

Mas, para facilitar vou exemplificar algumas operações que podem ser:
1ª situação
Recebimento de venda realizada pelo cliente a vista
D- Banco
C- Venda de mercadorias

2ª situação
Recebimento de venda realizada pelo cliente a prazo, sendo o pagamento após 30 dias em pix
D- Banco
C- Clientes - AC

3ª situação
Confusão patrimonial onde os sócios depositam valores recebidos pela PF
D- Banco
C- Empréstimos realizados com sócios - Passivo ou Adiantamento para aportes de capital  (se houver previsão no contrato) PL

Obs. A respeito de qualquer uma das situações acima é recomendada a verificação através de conciliação, pois se não houver lastro qualquer eventual diferença deverá ser tributada, pois a não tributação poderá ensejar a uma notificação fiscal perante os órgãos públicos de fiscalização.

Já sobre a questão dos PIX enviados, reforço verificar com a empresa, e exemplifico.
1ª situação
Pagamento a fornecedores ou empregados
D- Fornecedores a pagar ou Salários a pagar
C- Banco

2ª situação
D- Despesas com combustíveis
C- Banco

3ª situação
Pix enviado à conta pessoal dos sócios
D- Adiantamento de lucros (se houver estipulado e autorizado no contrato social da empresa)
C- Banco
Caso não tenha permissão pelo contrato
D- Empréstimos concedidos à sócios - ANC
C- Banco

Esses seriam alguns exemplos, no mais ficam reforçadas as orientações acima.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.