x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 77

Compensação perd comp

Daiana  Silva

Daiana Silva

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 11 semanas Quinta-Feira | 15 agosto 2024 | 15:18

Olá boa tarde pessoal!

Estou com uma empresa que foram feitos pagamentos a maior do IRRF, e terá que fazer o perd comp. Para o lançamento inicial na contabilidade eu debito a conta IRRF a recuperar e credito a conta IRRF a recolher?  E quando o PERD COMP for feito quais lançamentos eu faço? Que fiquei na dúvida. Alguém poderia me ajudar? Agradeço! 

Rodrigo Henz

Rodrigo Henz

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 11 semanas Quinta-Feira | 15 agosto 2024 | 16:03

Se vai fazer primeiro a PER de pagamento indevido a maior pode Creditar o IRRF que teve o lançamento a Débito a maior quando do pagamento, tendo como contra partida uma conta do ativo de "pedidos de ressarcimento" por exemplo. Quando usar esse valor para compensar outro débito, credita essa conta e debita o passivo que tiver, pode ser IRRF, PIS, COFINS, o que for compensar...
Provavelmente terá atualização SELIC, esse valor lança no DRE na receita financeira de SELIC a crédito e debita a de pedido de ressarcimento ou do imposto a recolher que compensar.

Daiana  Silva

Daiana Silva

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 11 semanas Sexta-Feira | 16 agosto 2024 | 09:42

Bom dia Rodrigo, então eu debitei a conta de IRRF a recuperar e creditei a conta IRRF a recolher. Está empresa é do Simples nacional e o perd comp será feito para compensar os próximos valores débitos dos valores de IRRF. Quando for fazer o lançamento, depois que tiver feito o perd comp, então fiquei na dúvida .... rsrsrs.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.