x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 84

Lançamento contábil

Luis Filipe Barreiros

Luis Filipe Barreiros

Iniciante DIVISÃO 1, Gerente Administrativo
há 1 semana Sexta-Feira | 16 agosto 2024 | 16:04

Caros colegas,
Trabalho em um escritório de advocacia e tenho uma dúvida quanto ao lançamento de créditos em que parte do valor é relativo a honorários e o restante deve ser repassado ao cliente, por exemplo:
Recebido R$ 1.000,00 de um acordo, desta quantia, R$ 300,00 ficam de honorários para o escritório e o restante será direcionado ao cliente.
Os R$ 700,00 devem ser considerado no faturamento?
Estou migrando meu controle para o sistema NIBO, mas nele não é possível "dividir" os créditos. Seguindo o exemplo acima, os mil reais devem ser lançados no faturamento. Na minha planilha, considero apenas os R$ 300,00 reais e desconsidero os R$ 700,00, na saída lanço os R$ 700,00 como um débito não operacional, não constando como uma despesa. 

Agradeço desde já quem puder dar uma direcionamento.

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 dias Terça-Feira | 20 agosto 2024 | 16:51

Luis,

Nesse caso, o 700 vai para uma conta de passivo, que será baixada quando vc remeter o valor ao seu cliente. Contabilmente fica assim
Débito: Bancos 1.000
Crédito: Receita 300
Crédito: Valores a transferir- clientes (passivo) 700

Pela remessa ao cliente:
D: Valores a transferir - Clientes 700
C: Bancos 700

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.