x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 192

Ajustes de Exercicios Anteriores

DIEGO MARANHAO

Diego Maranhao

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 6 semanas Quinta-Feira | 22 agosto 2024 | 15:44

Prezados(as) Senhores(as),

Estou iniciando no setor de escrituração e me veio a seguinte situação.

Uma empresa deu inicio a contabilidade e 01/01/2024, sendo que em 31/12/2023 foi feito o balanço de abertura e nele consta um valor de Simples Nacional a recolher no valor de R$ 40mil, sendo que em janeiro de 2024 foi feito o parcelamento dessa dívida com valor consolidado de R$ 54mil.

A minha dúvida é como devo contabilizar?

C - Parcelamento Simples (pc)                   54mil
D- Simples nacional a recolher  (pc)         40mil
D- ajustes de exercicios anteriores (cr)    14mil 

Esse lançamento estaria correto?

Desde já agradeço.





Cauã de Oliveira Rebouças Simões

Cauã de Oliveira Rebouças Simões

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 5 semanas Sexta-Feira | 30 agosto 2024 | 10:46

Prezado Diego, bom dia!

Nessa situação acredito que seria o correto os lançamentos a seguir.

C- Simples a pagar (pc) - 40 mil
D- Ajuste de Exercícios anteriores (pl) - 40mil

D- Simples a pagar (pc) - 40 mil
C- Parcelamento Simples (pnc) - 40 mil

Suponho que o parcelamento seja mais que 12 parcelas assim superando o tempo de exercício, por isso o valor da dívida vai para o Passivo não circulante. Após isso terá o lançamento para apropriar as 12 parcelas de 2024 referente aos 12 meses do exercício.

D- Parcelamento simples (pnc) - Valor ref a 12 parcelas apenas com valor principal sem a inclusão dos juros/multas/encargos
C- Parcelamento simples (pc) -  Valor ref a 12 parcelas apenas com valor principal sem a inclusão dos juros/multas/encargos

Feito isso só será nescessário apropriar os pagamentos das parcelas na conta de parcelamento no Passivo circulante, porém o valor pago vem com os juros/multas/encargos junto, caso queira evidênciar separadamente será nescessário criar contas redutorar e apropriar os valores da mesma forma, caso não, você poderá aplicar o valor principal na conta de parcelamento no Passivo circulante e o restante aplicar em juros sobre parcelamento em despesas financeiras, o mais correto seria a apropriação individual contabilmente, porém não fará diferença no resultado, então as 2 formas são válidas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.