x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 129

classificação de conta contabil para receita de consorcio recebido em dinheiro

MARINEZ FERRAZ

Marinez Ferraz

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 5 semanas Quinta-Feira | 29 agosto 2024 | 10:08

Bom dia pessoal
Poderiam me dar uma orientação de como poderia classificar ou denominar uma receita de recebimento em dinheiro de consórcio empresarial de veiculo , o qual finalizou o grupo e optamos por receber em dinheiro, seria uma receita financeira ou outras receitas operacionais ou não operacionais?

Grata

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 semanas Quinta-Feira | 29 agosto 2024 | 11:21

Mari,
No caso, é necessário baixar o valor do ativo formado ao longo do tempo em razão do pagamento das prestações e a diferença é receita ou despesa. As normas contábeis não fazem a distinção entre receitas ou despesas operacionais ou não operacionais. Essa distinção existe para fins fiscais apenas. 

MARINEZ FERRAZ

Marinez Ferraz

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 5 semanas Quinta-Feira | 29 agosto 2024 | 12:56

Bom dia Edmar

Muito obgda pelo seu retorno! Mas ainda fiquei  com duvidas,  esse valor foi recebido via banco e vou D-BANCO e C- RECEITAS FINANCEIRAS e pagar PIS 1,65% e COFINS 7,60% certo?
Mas como baixar essa formação dos pagtos do Ativo que foi feito e como o grupo fechou recebemos o vlr em dinheiro pq na epoca da contemplação em 2022 optamos por receber em dinheiro e nao receber o bem, nao sei qual conta contabil devo Debitar ja que nao tenho o bem pra locar no Ativo Permanente , lanço em Despesas?

Obs, Em 2022 qdo da contemplação do bem nao foi gerada a obrigação tb..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.