x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 77

Alteração de regime tributario Lucro Real x Lucro Presumido

Uiliam

Uiliam

Iniciante DIVISÃO 1, Coordenador(a) Contabilidde
há 2 dias Quinta-Feira | 12 setembro 2024 | 20:09

Pessoal, boa noite.
Estamos estudando a alteração do regime tributário da empresa que atuo, hoje tributada pelo lucro Real, para o lucro presumido, a partir de 01/01/2025.

Neste cenário de alteração, gostaria de saber quais as preocupações que nossa equipe de contabilidade precisa ter, e o que precisamos fazer para fazer esta alteração?

Gostaria de saber também, de que forma podemos utilizar o saldo acumulado de PIS/COFINS a Recuperar acumulado em 31/12/2024, quando passar a ser tributado pelo lucro presumido?

Outra dúvida é com relação ao estoque que quando entrou eu me creditei dos impostos pelo lucro real e a partir de 01/01/2025, vou tributar pelo lucro presumido como ficam?

Agradeço de forma antecipada todos que puderem contribuir com minhas duvidas.
Uiliam



Herbert

Herbert

Prata DIVISÃO 2, Assistente Financeiro
há 1 dia Sábado | 14 setembro 2024 | 10:23

Olá, Uiliam

Minha opinião é se preocupar com a carga tributária. É claro, existem outras preocupações para se levar em conta.

Neste cenário de alteração, gostaria de saber quais as preocupações que nossa equipe de contabilidade precisa ter, e o que precisamos fazer para fazer esta alteração?
(1) Base de Cálculo do IRPJ e CSLL; (2) Obrigações Acessórias; (3) Mudanças na Carga Tributária; (4) Saldo Acumulado de PIS/COFINS a Recuperar e (5) Estoque e Créditos Fiscais.
A mudança é realizada a partir do primeiro recolhimento indicado no código do DARF.
A reforma tributária pode impactar significativamente as empresas que adotam o Lucro Presumido.  A substituição do PIS e da COFINS pela CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) pode resultar em um aumento considerável na alíquota, estimado entre 6,95% e 8,53%
Gostaria de saber também, de que forma podemos utilizar o saldo acumulado de PIS/COFINS a Recuperar acumulado em 31/12/2024, quando passar a ser tributado pelo lucro presumido?
O saldo acumulado de PIS/COFINS a recuperar em 31/12/2024 pode ser utilizado após a mudança para o Lucro Presumido. No entanto, você precisa verificar com a equipe do fiscal para analisar como esse crédito será aproveitado e ajustado na nova tributação de acordo com a atividade da empresa. Além disso, considere os créditos de PIS/COFINS sobre os estoques e como eles serão ajustados na nova situação tributária.
Outra dúvida é com relação ao estoque que quando entrou eu me creditei dos impostos pelo lucro real e a partir de 01/01/2025, vou tributar pelo lucro presumido como ficam?
Quando você migra para o Lucro Presumido, é importante avaliar como esses créditos serão tratados de acordo com a legislação vigente do ICMS, por exemplo, no seu Estado.

Seguem algumas fontes de pesquisa:
Lucro presumido: Alteração para Lucro Real - Área: IRPJ e CSLL (vriconsulting.com.br)
Reforma Tributária, Lucro Presumido: qual será o impacto após a aprovação? - Melo Advogados
O que muda na reforma tributária para Lucro Presumido? I Contabilizei Responde

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.