x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 151

Posto de Gasolina Lucro Real Escrituração de Impostos Federais

Henrique

Henrique

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 1 semana Segunda-Feira | 16 setembro 2024 | 11:43

Bom dia!

Aqui no escritório estou tendo uma dúvida com relação a um empresa em específico, a mesma é um posto de combustíveis que por sua vez é do regime Lucro Real, a minha dúvida é como eu lanço os seguintes impostos (ICMS, PIS e COFINS) , e se eu realmente lanço, segundo o meu colega que está no fiscal a mesma é não tem incidência de PIS, COFINS e ICMS, visto que se tratando dos tributos federais (PIS e COFINS) os mesmos são cobrados apenas uma vez, nas etapas anteriores da cadeia de produção e distribuição, já o ICMS é ST,   Substituição Tributária (ST) que por sua vez é o regime pelo qual a responsabilidade pelo imposto devido em relação às operações ou prestações de serviços é atribuída a outro contribuinte, portanto segundo a conclusão dele especialmente no caso dos tributos federais, por conta do tipo de produto esses tributos já foram cobrados lá no início da cadeia, sendo a indústria a primeira cadeia e a mesma já cobrou todos, logo se colocar novamente esses impostos será bitributação. Um outro colega meu que já tem vasta experiência no contábil, disse que deve ser lançados todos os tributos mencionados (PIS, COFINS e ICMS), visto que mesmo que a empresa não paguem é necessário a escrituração para que a Receita Federal veja a movimentação, diante disso quero saber se o PIS, COFINS e ICMS são lançados sim ou não, se sim como devem ser lançados, fazendo os cálculos em cima do faturamento, observando as EFDs (Contribuições e ICMS) , ou de outra forma?  (se possível me envie os lançamentos como devem ser escriturados, débito e crédito), desde já agradeço a ajuda de todos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.