x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 52

Despesas de IPTU de outros exercicios

LEANDRO ALVES DE SOUZA

Leandro Alves de Souza

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 semanas Terça-Feira | 17 setembro 2024 | 14:48

Boa tarde,
Por favor, uma duvida sobre despesas.
Uma empresa do Lucro Real teve suas despesas de IPTU reavaliadas pela prefeitura de SP alegando que são IPTU's atualizados devido a valorização do imóvel do ano de 2020 até 2024 e as diferenças foram enviadas atualizadas para pagamento em 2024, minha duvida é se essas despesas de impostos de IPTU de exercícios anteriores eu posso lançar em despesas no resultado, ou tenho que lançar em prejuízo no PL devido serem de exercícios anteriores, como são impostos e não fazem parte de nenhum um erro contábil ou alteração de exercícios anteriores preciso saber se posso lançar como despesas ou prejuízo.
Att,

Carlos Eduardo Muricy Junior

Carlos Eduardo Muricy Junior

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 4 semanas Terça-Feira | 17 setembro 2024 | 15:47

Boa tarde, Leandro!

Ao meu entender no caso de acarretarem novos pagamentos com valores atualizados estas guias de IPTU irão entrar na competência corrente pois geraram um fluxo de caixa negativo no período atual, mas caso as mesmas constem como credito de estorno referente a pagamentos anteriores que eram maiores mas agora foi revisto para ser a menor creio que a contabilização deva sair do PL contra Receitas não operacionais.

EX
IPTU 20XX - Recalculado maior em 2024 - Histórico: Pagamento reavaliação de IPTU 20XX
D - Despesas com IPTU
C - Caixa/Banco

IPTU 20XX - Recalculado a menor para 2024 - Histórico: Estorno reavaliação de IPTU 20XX
D - Resultados Acumulados
C - Outras Receitas não Operacionais

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 3 semanas Segunda-Feira | 23 setembro 2024 | 13:10

Boa tarde !

IPTU 20XX - Recalculado a menor para 2024 - Histórico: Estorno reavaliação de IPTU 20XX
D - Resultados Acumulados
C - Outras Receitas não Operacionais
Nesse caso, o correto seria lançar como (-) Recuperação de Despesas no resultado corrente, pois esse lançamento não tem natureza de receita.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.