x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 241

Prática contábil

Diogo

Diogo

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 semana Quarta-Feira | 18 setembro 2024 | 17:26

Olá prezados colegas!! Sou contador formado em 2014, com crc ativo, porém na época trabalhava no banco Bradesco e não tive a oportunidade de estagiar na área. Não estou mais no banco e gostaria de trabalhar na área contábil. Estou fazendo alguns cursos pelo crc, mas fico em falta da parte prática. Os colegas teriam alguma indicação de curso que inclua também a parte prática da contabilidade? Desde já agradeço a todos.

Allan Souza

Allan Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 semana Quinta-Feira | 19 setembro 2024 | 09:05

Bom dia Diego,
O problema dos cursos é que a maioria deles não irá demonstrar o que ocorre na prática. Seria interessante se você tivesse a oportunidade de entrar em algum escritório ou empresa, até como estagiário, para aprender realmente o dia a dia.
Att.

ALCILEIDE HENRIQUE DE ARAUJO

Alcileide Henrique de Araujo

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 6 dias Sexta-Feira | 20 setembro 2024 | 08:53

Bom dia,
Tenho essa mesma dificuldade, inclusive já comprei curso de contabilidade na prática, mas é algo bem generalista, e quando tenho dúvidas, não tem suporte para ajudar.
A prática é bem diferente da teoria, mesmo que tivéssemos ingressado na área quando nos formamos, não teria esse conhecimento que só com a prática conseguimos,
Caso tenham alguma indicação, servirá pra mim também.

GABRIEL DA COSTA LISBOA

Gabriel da Costa Lisboa

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 dias Sexta-Feira | 20 setembro 2024 | 09:34

Olá amigos, boa tarde! 

Sou contador, CRC ativo, e trabalho na área a mais de 5 anos. A empresa na qual trabalho é referência na contabilidade na área da saúde no estado do Rio, ES e temos clientes até na Bahia, RO... 

Tenho percebido tanto com colegas que cursam contabilidade, quanto aqui no escritório, esse déficit de prática na faculdade, e que os profissionais estão cada vez mais despreparados. Com isso, estou desenvolvendo um curso prático mesmo, que aborda desde um MEI até uma sociedade empresária, com abertura, baixa, registro de funcionário, apuração de impostos entre toda a rotina contábil do dia dia. 

Me sigam no instagram, @gclisboa_

O curso está em desenvolvimento, mas também estarei respondendo perguntas nos stories, e selecionando duvidas aqui no portal para falar sobre. 

Atenciosamente, Gabriel Lisboa. 
Contador 
CRC RJ 135811/O-6
Alisson Felipe Machado

Alisson Felipe Machado

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Fiscal
há 6 dias Sexta-Feira | 20 setembro 2024 | 10:22

Bom dia Colega!

A verdade é que a pratica contábil hoje se baseia 90% no sistema contábil que usará. O conhecimento por si só, serve "apenas" para configurar e conferir, mas quem faz o trabalho bruto é o sistema por si só além dos arquivos de obrigações acessórias, como EFD, ECD, ECF, etc...

Cabe ao contador conhecer as leis e normas para conseguir nortear se está fazendo corretamente, e saber a parte operacional destes sistemas. Então acredito que poucos cursos trarão ganho pratico e real para que possa ingressar nesta área.

Acaba que boa parte da função adquire-se na pratica do uso do sistema efetivamente, o melhor que você pode aprender em cursos é os programas do governo para cumprimento das obrigações acessórias.

Cordialmente,

Alisson F. Machado
Consultor Tributário
CRC/PR: 082254/O
email:  [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.