x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 32

Custo venda X Custo devolução

Luciene Rocha

Luciene Rocha

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 3 semanas Terça-Feira | 24 setembro 2024 | 10:35

Bom dia

Tenho o seguinte cenário:
Uma venda feita em junho e o custo de produção do meu material foi de 10,00. E eu vendi pelo preço de 100,00 (incluindo os impostos, custos de produção, lucros, fretes, etc).
Entre junho e agosto meu estoque foi reavaliado e os custos também e o custo de produção desse material passou a ser 15,00.
Em agosto o cliente devolveu o material vendido,  A devolução foi feita pelo mesmo preço de 100,00 e o material deu entrada no meu estoque com o custo atual de 15,00. Isso está correto? Existe algum local que informe que a entrada pode ser feita dessa maneira? Ou obrigatoriamente eu teria que dar entrada com o mesmo custo da venda? Existe algum lugar que tenha informações sobre esse tema? Onde posso consultar?
Obrigada.

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 semanas Terça-Feira | 24 setembro 2024 | 16:02

Luciene.
A devolução anula a operação anterior de venda. Logo, no seu exemplo, a reentrada das mercadorias no estoque é feita pelo mesmo valor da saída. 
Essa reavaliação do valor estoques, pelo que sei (e eu sou velho nesse ramo e reconheço que não sei tudo), não tem base legal.  

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.