x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 27

Contabilização de Holding

Monique Aredes

Monique Aredes

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 4 horas Segunda-Feira | 7 outubro 2024 | 16:45

Vi diversos fóruns sobre contabilização de holdings, que me esclareceram muitas coisas, porém, fiquei com uma dúvida ainda.

Li sobre o reconhecimento da equivalência patrimonial na empresa controladora, porém, esse reconhecimento deve ser feito no valor dos dividendos recebidos, ou no valor total do lucro do período da empresa controlada, qual dos exemplos abaixo seria o correto: 

1 - A controlada B fechou seu trimestre com R$ 250.000,00 de lucro, esse lucro eu devo contabilizar na controladora no intuito de dizer quê: fiz um investimento de X, que valorizou R$ 250k.

2 - A controlada B fechou seu trimestre com R$ 250.000,00 de lucro, desse lucro irei distribuir 50% para a sócia holding, essa distribuição eu devo contabilizar na controladora no intuito de dizer quê: fiz um investimento de X, que me trouxe um retorno em dividendos de R$ 125k

A conta de investimentos no ativo não circulante, deve ir aumentando conforme os lucros apurados na controlada, ou se mantém no valor de investimento X? Devo contabilizar tanto os dividendos (isento de IR segundo outras pesquisas feitas), quanto o lucro do período da controlada? 

Entendo que os lançamentos seriam:

Empresa B:

D: lucros distribuídos
C: caixa/banco

Empresa A:

Pelo reconhecimento dos dividendos
D: investimentos
C: equivalência patrimonial

D: caixa/banco
C: investimentos

Pelo reconhecimento do lucro apurado na controlada/valorização do investimento feito (se este lançamento for correto)
D: investimento
C: equivalência patrimonial

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.