x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 66

Veronica Siloto

Veronica Siloto

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 3 dias Terça-Feira | 22 outubro 2024 | 17:05

Boa tarde a todos,
Estou com uma dúvida sobre depreciação e gostaria de esclarecer alguns pontos. Tenho um cliente que fabrica tendas para locação. Os materiais utilizados possuem características diferentes: os tecidos têm uma vida útil de cerca de 5 anos, enquanto as estruturas de metal podem durar até 30 anos. Nesse contexto, esses itens são depreciáveis? Podem ser considerados como imobilizado? Se sim, qual seria a forma correta de realizar a depreciação?

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 dias Terça-Feira | 22 outubro 2024 | 19:34

Verônica,

Bens destinados a aluguel são imobilizados, sim. 
Se é possível identificar o custo de aquisição as das partes, vc pode fazer o registro em duas contas e adotar a taxa de depreciação de acordo com a vida útil. 

Veja o que diz o CPC 27:

44. A entidade deve alocar o valor inicialmente reconhecido de item do ativo imobilizado aos componentes significativos desse item e deve depreciá-los separadamente. Por exemplo, pode ser adequado depreciar separadamente a estrutura e os motores de aeronave.

Allan Souza

Allan Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 dias Quarta-Feira | 23 outubro 2024 | 16:14

Veronica,
Apenas complementando o que o nosso colega citou, o controle de depreciação destes itens é diferente quando é para atender fins  societários e fins fiscais. Para a depreciação fiscal, você tem que levar em consideração a legislação da Receita Federal de cada item.
Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.