x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 93

Correção de contabilização referente a abono pecuniário

Jefferson Luiz Cavalcante dos Santos

Jefferson Luiz Cavalcante dos Santos

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 semanas Sexta-Feira | 22 novembro 2024 | 10:21

Prezados, bom dia/boa tarde a todos!

Encontro-me na seguinte situação: em junho deste ano, a empresa na qual trabalho havia ajustado a contabilidade conforme uma planilha dos saldos de provisões dos funcionários a fim de bater os saldos.

Pois bem, os saldos foram atualizados, sendo a provisão composta por: Férias + 1/3 +  FGTS.

Porém, conforme os meses foram passando, sempre que havia abono pecuniário (férias vendidas) apurado no resumo da folha mensal, esses respectivos valores eram baixados do passivo, ou seja, sem passar pelo resultado. Na minha visão, isso está incorreto, visto que o abono é "por fora" e, como não era provisionado, deveria passar pelo resultado.

Pois bem, atualmente o saldo das provisões na contabilidade está a menor por conta desses lançamentos de abono terem diminuído os saldos provisionados.

Qual seria a melhor maneira de adequação? Fazer um lançamento creditando novamente a conta de provisões e jogando pra uma de resultado como despesa com aviso prévio?

Desde já, agradeço pela ajuda de quem puder colaborar.

Att.,

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 semanas Sexta-Feira | 22 novembro 2024 | 10:50

Olá, caro colega. No meu entender creio que a contabilização de provisão de férias não repercute na venda de férias ou seja, abono pecuniário de férias. Pois, no lapsto temporal  vem sendo debitado a despesa de férias e no final do período é uma opção do funcionário vender 10 dias. Logo, toda a despesa foi mensal não tendo que lançar abono pecuniário como DESPESA. 
Logo eu somente reverteria o saldo de férias para uma conta de Abono Pecuniário de Férias a pagar no passivo.  Ficaria assim:
EXEMPLO: O funcionário tem direito a 3.000,00 de férias ( tomando por base que já foi tudo provisionado), e resolveu vender 10 dias 1000,00 logo ficaria assim
D-FÉRIAS A PAGAR
C-ABONO PECUN1IÁRIO DE FÉRIAS A PAGAR
V- 1000,00
H-venda de 10 dias de férias pelo funcionário tal
Logo ficaria com o saldo de FÉRIAS DE 2000,00 correspondente a 20 dias e os 10 dias de abono .

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.