x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 4.492

Contabilizacao de Imovel apos Balanco

ozilda santos

Ozilda Santos

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Diretoria
há 13 anos Quarta-Feira | 18 agosto 2010 | 12:53

Boa tarde,

Nesta data descobri, como Contadora, imovel em nome da Empresa, comprado a prazo em 1995(promessa de compra e venda-ainda nao tem escritura definitiva) nao contabilizado pelo Contador anterior. Passei o fato para o Socio da Empresa, que e tributada pelo Lucro Real, e, preciso de uma orientacao de como contabilizar hoje esta operacao.
Grata, Ozilda

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 18 agosto 2010 | 17:17

Boa tarde Ozilda dos Santos. Verificando as situações nas quais se aplica a solução de contabilizar o balanço de abertura, uma das situações ocorre quando a empresa por alguma razão perca toda a escrita, os livros os saldos. Caso em que é feito o inventário de todas as contas patrimoniais e inicia se a contabilização. Vejo que este critério poderia ser aplicado para este caso seu. sendo assim ficaria:

DEBITE> imóveis (AC)
CREDITE> Lucro Acumulado (PL)

histórico adequado.

O que você acha?? eu usaria este recurso para esta situação.

Veja o linke abaixo, como é esclarecedor para o caso de balanço de abertura.

balanço de abertura

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 19 agosto 2010 | 08:22

Bom dia,

Se não houve mudança de regime tributário de Lucro Presumido para Lucro Real quando no primeiro não havia contabilidade regular, ou se a empresa mantém escrituração contábil a despeito de nela não considerar o imóvel em questão, não cabe a elaboração de Balanço de Abertura com vistas a integrar o referido imóvel ao Imobilizado da empresa desprezando a escrituração contábil já mantida.

Nestes casos, por se tratar de conta patrimonial, sem envolver o resultado, o acerto pode (e deve) ser feito no corrente ano via Ajustes de Exercicios Anteriores.

...

ozilda santos

Ozilda Santos

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Diretoria
há 13 anos Segunda-Feira | 23 agosto 2010 | 11:33

Prezado Aguinaldo, agradeço sua colaboração porém meu caso se enquadra na resposta do amigo Saulo, istoé, a Empresa mantém a escrituração contábil sem considerar o imóvel.
Assim sendo pergunto: Saulo, como este imóvel foi adquirido em 1985 (me enganei qdo. informei anteriormente 1995), antes do plano real e pago em prestações mensais. Como serão os lançamentos? Hoje não tenho caixa para suportar o valor do imovel. P/f, peço sua orentação na contabilização.

Grata, Ozilda

ozilda santos

Ozilda Santos

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Diretoria
há 11 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 23:03

Caros colegas, continuo com dúvidas p/contabilizar imóvel adquirido em 1986 e que não consta no Balanço. Além de que este imóvel serve de moradia para um dos sócios. Neste caso, tem que haver algum contrato de locação. Preciso de orientação quanto à contabilização. Grata pela colaboração de vocês.

THEREZINHA DE JESUS MOREIRA DA ROCHA

Therezinha de Jesus Moreira da Rocha

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 05:08

Preciso de ajuda. Sou sócia de uma empresa cujo bem foi incorporado ao capital e depois foi feito um loteamento (isso na década de 80). Naquela época foram vendidos alguns lotes e feita a escrituração. Depois disso o loteamento ficou parado (sem venda) até a presente data. Agora estamos vendendo o restante dos lotes. Minha dúvida: como a empresa ficou inativa (inclusive junto a Receita federal e a Junta Comercial) desde a década de 90 e não houve nenhum tipo de escrituração (no ano de 1991 o escritório de contabilidade pegou fogo e foram perdidos todos os livros), como faço para saber o valor que posso colocar para cada terreno? Ou tenho que colocar todo o valor da venda como lucro (valor do capital anda está em cruzeiros)? Posso fazer um novo livro de estoque com os lotes restantes e a partir de agora lançar todas as vendas? Desde já agradeço a resposta.

ozilda santos

Ozilda Santos

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Diretoria
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 14:18

Posso contabilizar um imovel antes da escritura definitiva em nome da empresa?, pois o documento que temos é uma CESSÃO DE DIREITOS e na Prefeitura o imóvel ainda consta em nome do antigo proprietário.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.