x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 1.651

distribuição lucro

Maria Jacqueline Lino de Sousa

Maria Jacqueline Lino de Sousa

Bronze DIVISÃO 5, Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 24 agosto 2010 | 09:19

Bom Dia!

Encerrei a contabilidade de uma empresa de 2009 agora em julho de 2010 essa empresa tem um Lucro Acumulado em 2008 e em 2009 foi distribuido uma parte desse lucro e informado na DIRPF(2009) do sócio, mas no final de 2009 foi constatado que a empresa deu prejuizo, posso distribuir esse lucro de 2008 mesmo que 2009 tenha dado prejuizo?

Obrigada.

Ana Zilia

Ana Zilia

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 24 agosto 2010 | 10:14

Maria Jacuqeline
Bom dia
pelo que entendi em 2008 estava com lucro acumulado e foi distribuido parte dele e em 2009 deu prejuizo certo?
se o seu lucro acumulado for maior que o prejuizo o saldo voce pode distribuir normalmente
espero ter ajudado
abraços
Ana

"Um ponto de vista é a vista de um ponto"
Maria Jacqueline Lino de Sousa

Maria Jacqueline Lino de Sousa

Bronze DIVISÃO 5, Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 24 agosto 2010 | 10:42

Desculpa me expressei errado, em 2008 deu lucro mas não foi distribuido, em 2009 foi distribuido(foi informado na DIRPF) e no encerramento do balanço deu prejuizo, o saldo que tenho de lucro e inferior ao prejuizo, na realidade não poderia distribuir pois o prejuizo de 2009 foi maior que o lucro de 2008, o que posso fazer agora?

Ana Zilia

Ana Zilia

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 24 agosto 2010 | 11:33

o correto seria primeiro tributar estes valores distribuidos erroneamente aos socios pela tabela progressiva de IR e os socios refazerem as DIRPF lançando os valores recebidos no campo rendimentos tributaveis com suas respectivas retençoes tambem nao esquecendo que assim tera que fazer a DIRF ref a essas retençoes, se tais valores tiverem estas retençoes
trabalhoso nao!

"Um ponto de vista é a vista de um ponto"
Ana Zilia

Ana Zilia

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 24 agosto 2010 | 12:29

quando ocorre prejuizo o lucro tem que absorver este prejuizo o que no caso dela nao ocorreu, ela continua com prejuizo, entao nao e distribuicao de lucros mesmo que em 2008 ela tinha lucro, porem nao foi dsitribuido
o que foi absorvido pelo prejuizo em 2009

"Um ponto de vista é a vista de um ponto"
SILLAS CARVALHO

Sillas Carvalho

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 18 julho 2012 | 14:23

Tenho uma empresa optante pelo lucro presumido, onde esta empresa esta com um saldo de lucros acumulados de 280.000,00 que são referente aos periodos de 2009,2010 e 2011. Eu posso fazer essa distribuição de lucro em 2012? Tem tributação sobre os periodos anterios?

Obs.: Não foram distribuidos lucros em 2009,2010 e 2011.

Victor Hugo

Victor Hugo

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 18 julho 2012 | 14:50

Sillas Carvalho, com essa nova lei da S/A não pode mais existir lucros acumulados tem que definir um destino deles. Mas essa nova lei é obrigatoria só pra S/A, mas aqui em nosso escritorio nós estamos adaptando tudo e todas as empresas nas novas leis.

Acontece que o lucro só pode ser distribuido se os impostos e despesas estiverem em dias. Eu só distribuo o lucro se a empresa pagou todos os impostos do exercicio e me mandou todas as despesas. Com a distribuição que eu faço, eu informo na DIRF os valores distribuidos!

No caso seu ai, eu fazeria a distribuição se o que disse acima estiver ok, pois sem a distribuição o caixa dessa empresa vai ficar altissimo!

Obs: Não existe tributação nos lucros, pois eles ja foram tributados!

D. Lucros acumulados
C. Dividendos ----------R$10.000,00

D. Dividendos
C. Caixa ---------R$10.000,00


Qualquer duvidas, estamos ai!

Victor Hugo
CRC 1SP305124/O-2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.