x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.559

Impostos a Recuperar

RITIELE SOUSA ANDRADE

Ritiele Sousa Andrade

Prata DIVISÃO 1
há 13 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 09:17

Bom dia a todos.
Estou começando a escrituração de uma empresa onde existem valores a recuperar de pis e cofins, porém não estão figurados na contabilidade. Minha dúvida é: como faço para contabilizar estes creditos passados neste periodo corrente? Posso fazer isso? Quais contas devo utilizar?
Obrigado, aguardo resposta de quem tenha o entendimento.

"Não há um problema que resista a um ataque do pensamento"
Débora Felizardo

Débora Felizardo

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 13 anos Quarta-Feira | 25 maio 2011 | 10:50

Bom dia citando o exemplo abaixo, e vem a pergunta, e se ainda ficasse saldo a recolher? Como seria a baixa desse imposto, se o da compra vai a recuperar a conta a Recolher não vai ficar pagando um débito que não esta nem la creditado? Desculpe a pergunta leiga, nunca trabalhei com empresas com essas conta desatualizada e estou me sentindo perdida com essa agora, estou tentando arrumar alguns lançamentos incorretos de anos anteriores aqui na empresa e quando fui pesquisar aqui vi esse lançamento fiquei mais confusa ainda. Alguém poderia me ajudar?


Exemplo:
Aquisição de R$ 110.000,00 de materiais para a produção, sendo recuperáveis R$ 10.000,00 de IPI e R$ 12.000,00 de ICMS:
D - Estoque de Matérias-primas (Ativo Circulante) R$ 88.000,00
D - IPI a Recuperar (Ativo Circulante) R$ 10.000,00
D - ICMS a Recuperar (Ativo Circulante) R$ 12.000,00
C - Fornecedores (Passivo Circulante) R$ 110.000,00

Lançamento por ocasião do término do período de apuração do IPI e do ICMS, transferindo-se o saldo das contas respectivas para a conta do passivo:
D - ICMS a Recolher (Passivo Circulante)
C - ICMS a Recuperar (Ativo Circulante)R$ 12.000,00
D - IPI a Recolher (Passivo Circulante)
C - IPI a Recuperar (Ativo Circulante)R$ 10.000,00

Obrigada


Débora

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.