x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 10

acessos 12.362

Conta Caixa com saldo incorreto

Ana Zilia

Ana Zilia

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 30 setembro 2010 | 11:44

Claudio
bom dia
voce primeiro tem que verificar qual o motivo do seu caixa ter ficado com valores maiores, porque seria incorreto apenas creditar o caixa e debitar em outra conta
espero ter ajudado
Ana

"Um ponto de vista é a vista de um ponto"
Claudio Batista Rodrigues de Souza

Claudio Batista Rodrigues de Souza

Prata DIVISÃO 1, Gerente Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 30 setembro 2010 | 11:50

Ana, como minha diferença é desde janeiro de 2009, o valor não é relevante e o tempo que eu perderia não compensaria a procura. Perderia dias de trabalho só para achar esta diferença.
O Valor em 2010 está correto e continua até hoje o mesmo valor de diferença.

A relação custoxbeneficio nao seria interessante. Por isso quero faze um lançamento de ajuste

NELSON VASCONCELOS PORTO

Nelson Vasconcelos Porto

Bronze DIVISÃO 3, Agente Administrativo
há 13 anos Sexta-Feira | 1 outubro 2010 | 13:58

Claudio, trabalhei em banco e quando acontecia do saldo físico de caixa ficar a maior, debitaríamos CAIXA pelo valor da diferença (para ajustar ao valor real) e creditamos DIFERENÇAS A REGULARIZAR. Se ao final de algum tempo a diferença não fosse encontrada ou reclamada por algum cliente, debitávamos a conta DIFERENÇA... e creditávamos a conta LUCRO, uma vez que houve sobra positiva no Caixa. Pelo princípio da competência, vc deveria ter feito essa contabilização da diferença no momento do fato (2009) e decorrido todo esse tempo sem encontrar a diferença, poderia agora fazer o lançamento em Lucros.

JULIANA DE CAVALHO SILVA

Juliana de Cavalho Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 4 outubro 2010 | 13:02

Boa tarde!

A minha empresa é de material de construção, e recebi uma NF de bonificação, e a mercadoria é bola,faqueiro,caderno e relogio, ja que dei entrada na nf ...

D-estoque de mercadorias (ativo)
C-brinde e bonificaçao (conta resultado)

essa mercadoria não vai ser distribuida como brinde ,gostaria de saber como dou baixa na mercadoria para nao ficar pra sempre no ativo?

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 4 outubro 2010 | 13:57

Juliana, vcs não vão vender essa mercadoria, ou distribuir para algum cliente, não? Pq vc só pode dar baixa nessa nota com outra nota. Se por exemplo, o sócio da empresa resolver ficar com esses brindes pra ele, tem que emitir uma nota fiscal mod. 1 em nome dele. Mas dar baixa do nada, não pode não, ok?
Até a próxima!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 13 anos Terça-Feira | 5 outubro 2010 | 21:38

Boa Noite, Sr. Cláudio Batista.

Em complemento as respostas já apresentadas, apresento a minha opinião:

1) Conforme tua informação, a diferença não é relevante, foi gerada em jan/2009 e a apuração/identificação hoje não justifica o custo/benfício, então sugiro proceder:

a) Apresentar o valor e os recursos físicos (o dinheiro) ao teu Diretor solicitando qual destino deve dar ao numerário excedente.

b) Dentro dos preceitos legais, confirmado o valor excedente não reconhecido na contabilidade e com aprovação da Diretoria (Emitir um slip contábil vistado pelo Diretor) conforme o item 'a ' acima, fazer o seguinte registro em 2010:
D - AC, Disponibilidades, conta Caixa
C - DRE, Outros Resultados Operacionais, conta Outras Receitas Operacionais

2) Na contabilização no DRE em Receitas sujeita o valor aos seguintes tributos: PIS, COFINS, IR e CSLL.

Note que este procedimento deve ser excepcional, por isso necessariamente deve ser aprovado e autorizado pela Diretoria (s.m.j.)

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 13 anos Terça-Feira | 5 outubro 2010 | 21:51

Boa Noite, Srta. Juliana.

As mercadorias recebidas em bonificação de compras de fornecedor devem ser contabilzadas conforme vc já informou (veja que estas mercadorias representam uma doação):
D - AC, Estoques, Conta Materiais Diversos
C - DRE, Outros Resutlados Operacionais, Conta Outras Receitas Operacionais.

Quando estas mercadorias forem vendidas/doadas a terceiros, deve ser efetuado através de NF de venda ou doação e asim baixadas da conta de estoque.

Note que se forem vendidas, são receitas operacionais; se forem doadas, são despesas não dedutíveis para o IR/CSLL (Lucro Real) .

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 7 outubro 2010 | 16:11

[code]Como faço para ajustar o saldo da minha conta de caixa. A diferença é de 2009 ainda.
Fisicamente tenho um valor maior do que no meu caixa na contabilidade. Assim teria que debitar o caixa e creditar qual conta?



esta ótimo este debate sobre diferença de caixa. Quero deixar minha contribuição. A diferença, normalmente surge de uma série de falhas no processo. é como um iceberg. Aparece uma pontinha "irrelevante", mas pode esconder um enorme furo. Portanto, na minha opinião som,ente deve ser contabilizada para pendência, após esgortado todos os meios de localizá-la. Reconciliação das contas que poderiam afetar o caixa. Reforço que por tras de uma pequena diferença pode haver outros outras pendências, que somente uma boa conciliação poderá revelar. Vale a pena.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Kássio de Freitas Silva

Kássio de Freitas Silva

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 29 fevereiro 2012 | 16:02

Bom pessoal estou com uma divida a respeito da contabilização de uma sobra de caixa. Gostaria de saber se posso fazer um lançamento desta sobra em outras receitas (resultado)?

D - Caixa
C - Outras receitas (resultado)


Att.
Kássio

Diogo Angelo Leardine Gagetti

Diogo Angelo Leardine Gagetti

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 12 anos Quarta-Feira | 29 fevereiro 2012 | 16:25

Agnaldo

concordo com vc.... já peguei umas duas ou três empresas com diferença no caixa..... e qdo vc começa a conciliar as contas observa que aquilo era só a ponta do iceberg msm.... fora a dor de cabeça que vc tem para fazer o levantamento de tudo.... nota por nota.... guia por guia....

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.