x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 6.908

Caixa estourado na Matriz

Eduardo Dos Santos Ferreira

Eduardo dos Santos Ferreira

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 5 outubro 2010 | 10:11

Bom Dia

Tenho uma empresa que possui matriz e filial e a mesma tem apresentado estouro de caixa na matriz, tendo em vista que ela esta sem movimento. Dessa forma, as contas sao pagas na filial. No entanto, como a contabilidade é feita de forma separada, sendo depois unificada em um terceiro balanço, surge a duvida quanto ao caixa negativo na matriz. O caixa pode ficar negativo na matriz???.....Destaco que na unificação do balanço ele fica com saldo positivo, em função do saldo da filial.

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 13 anos Terça-Feira | 5 outubro 2010 | 11:08

Bom Dia, Sr. Eduardo.

O saldo da conta Caixa nunca pode ficar com o saldo negativo por se caracterizar omissão de receitas - sujeito à penalidades fiscais do IR/CSLL e PIS/COFINS.

Agora, se as obrigações da empresa da Matriz são pagas pela sua Filial e efetuadas em contabilidades distintas, é necessário que sejam criadas duas contas-correntes (uma na Matriz e outra na Filial) para contabilização destas transações.

Assim, ao final do mês quando se fizer a unificação (consolidação da contas) dos saldos, a soma das duas contas - credor e devedor - deve ser obrigatoriamente igual a ZERO.

Esta consolidação é necessária, pois perante a RFB é uma PJ única (não se separa Matriz de Filial).

Conforme seu apontamento, como o saldo do Caixa na Matriz é negativo, na Filial deve haver o mesmo saldo positivo; em assim não sendo, a tua empresa possui aparentemente omissão de receitas que devem ser regularizadas urgentemente.

Este é um posicionamento inicial considerando os dados apresentados.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
Eduardo Dos Santos Ferreira

Eduardo dos Santos Ferreira

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 5 outubro 2010 | 13:20

Boa Tarde, Ronaldo



a empresa consolidada nao fica com saldo negativo e sim positivo na consolidação...como entrego o imposto de renda de acordo com o balanço consolidado, creio que nao terá problema.....andei conversando com outros contadores e eles me orientaram da mesma maneira que o senhor....o importante é o saldo pós consolidaçao.....so mais uma duvida....eu descriminei as contas do estoque, venda, compra, devolução, capital social e banco de acordo com matriz e filial......acha que devo ser mais especifico que isso???....conforme abaixo:

1Banco conta Movimento
101Banco do Brasil - Matriz
102Banco do Brasil - Filial

obrigado pela ajuda

att

Eduardo

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 13 anos Terça-Feira | 5 outubro 2010 | 14:38

Olá, Eduardo - Boa Tarde.

1) Conta Caixa Matriz e Filial. Ao final de cade mês ou no mínimo no encerramento do ano-calendário vc deve fazer lançamentos de encontro de contas entre estas duas contas de Caixa para que o saldo negativo esteja zerado, isto para o fisco Federal (e Estadual) não venham fazer possíveis entendimentos de omissão de receitas, Ok!

2) Nada impede que no seu Plano de Contas e gerenciamento contábil e administrativo separe as contas da Matriz e Filial. É salutar para efeitos de gerencimaento dos administradores manter separação de Matriz e Filial para poderem avaliar o desempenho e o lucro em cada unidade da sua empresa.

3) Para efeitos de gerenciamento, viste meu Blog que traz dicas de gerenciamento, tais como:
a) Modelo de Gerenciamento Empresarial - Instrumentos, de 15/09/2009;
b) Planejamento Tributário - Uma ferramenta de Gerenciamento, de 19/02/2010;
c) Modele de Gerenciamento de Empresas - Controles Internos Importantes na Empresa, de 17/03/2010;
d) Planejamento: O Caminho Certo para o Sucesso, de 23/06/2010; entre outras matérias.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
reginaldo siqueira costa

Reginaldo Siqueira Costa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 22 junho 2011 | 09:01

Bom dia pessoal, estou começando a fazer a contabilidade de uma empresa que tem 2 filiais, uso o mesmo plano de contas, dai estou com duvida se posso acrescentar no meu plano de contas a conta caixa matriz, a conta caixa filial 1 dai por diante, ou seja colocar uma conta pra cada lançamento referente a matriz, por que meu sistema integra tudo, está correto dessa forma???
desde já agradeço a ajuda por que nunca fiz a contabilidade de filiais...

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 22 junho 2011 | 09:58

Reginaldo,

Você pode sim acrescentar as contas de acordo à necessidade da empresa. Com referência à conta caixa, eu só uso uma para todos(matriz, Filial e etc), mas eu não vejo nada que impeça você abrir duas contas(Caixa matriz/caixa -Filial), só que vai aumentar mais o seu trabalho controlando os dois caixas. No meu sistema´(mastermaq) já há uma maneira de você pedir o movimento separado da matriz e Filial, independente de usar duas contas ou não, é só codificar os lançamentos da matriz ou filial. espero ter ajudado.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.