x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 3.804

tributação no regime de caixa

Nonemar Vicentin de Oliveira

Nonemar Vicentin de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 8 outubro 2010 | 09:16


Bom dia, estou com um problema com um cliente. Ele e tributado pelo lucro presumido e paga PIS/COFINS/IRPJ/CSLL pelo regime de caixa, assim a base de calculo dos impostos e o valor recebido dentro do mes.
O problema é que esse cliente efetuou "desconto de titulo" ai me surgiu a duvida:

No caso de desconto ele recebe antecipadamente o valor do banco, porem tem descontado o valor dos juros.
Quando devo reconhecer esse recebimento? Na data do desconto do titulo ou na data em que o cliente paga o titulo para o banco?
Outro ponto e: devo tributar o valor total do titulo ou o valor liquido recebido pelo cliente?

Obrigada!

Nonemar Vicentin de Oliveira
Assist. Contabil
Americana/SP
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 outubro 2010 | 21:31


Cara Nonemar,
boa noite.

Quando devo reconhecer esse recebimento? Na data do desconto do titulo ou na data em que o cliente paga o titulo para o banco?


1 - Quando o seu cliente faz desconto de duplicatas em banco, o seu montante será creditado na conta "Duplicatas Descontadas" - redutora de Duplicatas a Receber, ambas do ativo circulante.

Os lançamentos ficariam assim:

D - Bancos - AC
D - Taxas Bancárias (ou despesas financeiras) - CR
C - Duplicatas Descontadas - RAC

2 - Diante da consideração acima, não há o que se falar em receita, ou seja, o seu reconhecimento só se fará quando da quitação do título do cliente junto ao banco, onde voce fará os lançamentos:

D - Duplicatas Descontadas - RAC
C - Duplicatas a Receber - AC


3 - Sabemos que quando o cliente não honra o pagamento do título, o banco debitará o montante diretamente na conta corrente do cliente, que na verdade, é o responsável pela quitação, caso o primeiro não o faça.

devo tributar o valor total do titulo ou o valor liquido recebido pelo cliente


Os custos financeiros cobrados pelos bancos para realizar os descontos de duplicatas na verdade serão considerados despesas para o seu cliente.

Portanto, se o valor da duplicata for no valor de R$ 1.000,00, esse será o montante a ser tributado.

Att

Hugo.



ONDE:

AC- Ativo Circulante
RAC - Redutora do ativo circulante
CR - Conta de resultado

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
pereira

Pereira

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar C.P.D.
há 13 anos Terça-Feira | 12 outubro 2010 | 15:50

boa tarde! a todos.


quando lanço na contabilidade, a depreciação, tenho que ter no meu plano de contas "depreciação acumulada" no ativo, uma conta redutora, de bens móveis e a conta " despesas com depreciação" conta de resultado, onde lanço?, no sistema de variações patrimoniais, Variações ativas ou variações passivas. quando seria uma ou outra?

obrigado a todos.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 12 outubro 2010 | 17:36

Boa tarde Pereira,

A conta "Depreciação Acumulada" redutora das do "Ativo Imobilizado" tem como contrapartida a conta "Depreciações" que fará parte do grupo de "Despesas" ou de "Custos" nas Contas de Resultado.

O que determinará a contrapartida exata será o uso ou finalidade do bem depreciado. Assim (por exemplo) se estivermos registrando a depreciação de um veículo usado exclusivamente pelo pessoal da administração, a contrapartida será a conta "Depreciações" no grupo "Despesas Administrativas" no Resultado. Por outro lado, se usado unicamente pelo pessoal da indústria, deverá fazer parte do grupo Custos Indiretos.

Variações Patrimoniais Ativas são todas as que provocam movimentações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio, pelo aumento de valores ativos. Passivas as que provocam diminuição destes valores.

...

Lucicleide Alves Pontes

Lucicleide Alves Pontes

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 25 outubro 2012 | 23:47

Olá, Boa noite a todos!

Estou com uma dúvida cruel. Qual o valor que eu vou considerar como base de cálculo para apuração dos impostos para uma empresa de Lucro presumido e que é Regime de Caixa? Me disseram que seria pelo valor bruto das notas.Por exemplo: A empresa no mês 09/2012 emitiu NFS-E que deu um total de R$ 4.000,00, e na planilha de Recebimento R$ 4.200,00( é uma planilha que o cliente preenche mensalmente informando os valores recebidos das NFS-E naquele mês, só que os valores são recebidos de NFS-E de meses anteriores), eu considerava o valor de recebimento( 4.200) e não de acordo com as emissões do mês, somente o ISS que considerava o valor do mês. Por favor alguém poderia tirar essa dúvida, se estou fazendo errado ou se está correto...
No aguardo!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.