x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 33.850

lançamentos de debentures no balanço

Ana Paula Garcia

Ana Paula Garcia

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 18 outubro 2010 | 09:35

bom dia, estou com uma duvida, como devo lançar debentures em um balanço, estava pesquisando e vi que deve ser lançado no passivo circulante e exigivel a longo prazo, mas tbem não deveria ser lançado no ativo, pois eu entendo que se a empresa emite debentures ela gera uma receita pra ela não é isso? portanto entra no ativo essa receita gerada e no passivo os pagamentos desse debenture, estou certa?

obrigada.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 24 janeiro 2011 | 15:13

Boa tarde Jacimara

Você esta errada em seu entendimento. Sem entrar no mérito da questão, Debênture é um título de crédito representativo de empréstimo que uma companhia faz junto a terceiros e que assegura a seus detentores direito contra a emissora, nas condições constantes da escritura de emissão.
Um lançamento básico de emissão de debenture seria:

D – Caixa/Bancos (AC) (pelo valor liquido)
D – Custos de Emprestimo (PC OU PNC conforme o caso) Conta Redutora de emprestimo a pagar
C – Emprestimo a pagar (PC ou PNC conforme o caso)

Portanto, diante do acima exposto, você podera verificar por si mesma, que a emissão de Debenture em vez de gerar uma receita, gera sim uma obrigação.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade