x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.684

distribuição de lucro empresa de lucro presumido

Maria Jacqueline Lino de Sousa

Maria Jacqueline Lino de Sousa

Bronze DIVISÃO 5, Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 22 outubro 2010 | 09:59

Bom Dia!
Li o seguinte tópico:
Pessoas jurídicas que não mantêm a escrituração contábil
As pessoas jurídicas que optaram pela tributação com base no lucro presumido e não mantém a contabilidade, poderão distribuir, sem a incidência do Imposto de Renda, o valor da base de cálculo do imposto (o lucro presumido), diminuídos de todos os impostos e contribuições a que estiver sujeita a pessoa jurídica.

No entanto, se os lucros foram distribuídos com base em Balancetes Trimestrais e no Balanço Patrimonial (anual) a empresa apurou prejuízos, a parte excedente entre a distribuição com base na apuração presumida e a contábil, será tratada como rendimentos tributáveis dos sócios beneficiados.

Minha duvida sobre o assunto e o seguinte:
1- Já informei o valor na DIRPF de 2009 e não paguei imposto nenhum, o que faço agora?
2- Como faço o lançamento contabil de uma lucro distribuido quando no balancete tenho apenas Prejuizo?
Obrigada,
Jacqueline

MELLO

Mello

Prata DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 2 maio 2012 | 00:09

Colegas, estou precisando de uma orientação no fechamento do Balanço de uma empresa individual prestadora de serviços que está contabilizando com base no lucro presumido.

Após finalizar os lançamentos do ano 2011, obtivemos a seguinte situação no DRE:

Demonstração de Resultado do Exercício

Receita Bruta: Serviços Prestados = 27.500,20
(-) Deduções:
Pis .............. 177,15
Cofins ............ 817,62
CSLL .............. 783,37
IRPJ ............ 1.305,61
ISS ............... 300,00 .........: 3.383,75
---------
(=) Receita Operacional Líquida ....: 24.116,45
(-) Despesas Administrativas .......: 8.011,93
---------
(=) Lucro Líquido antes do IR e CSLL: 16.104,52

Daí para frente não sei como calcular os impostos. Nem sei se seriam devidos e qual a porcentagem. Ressalto que os impostos da dedução da receita bruta foram apurados e recolhidos.

Então peço ajuda para continuar a preencher o complemento do DRE abaixo:

Continuação do DRE:

(-) Imposto de Renda e C.S.L.L. .........: ?
--------
(=) Lucro Líquido antes das Participações: ?
(-) Distribuição do Lucro apurado .......: ?
--------
(=) Resultado Líquido do Exercício ......: ??

Caso ainda exista imposto a recolher, favor detalhar o cálculo para que possamos entender.

Fico Grato.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.