x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.084

pgto guia a maior restituir contabilizaçao

JULIANA

Juliana

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 11 novembro 2010 | 15:35

Boa tarde!!!

Estou com duvidas novamente e nao sei se podes me ajudar.
Bom tenho uma empresa que é do simples nacional e ela no segundo semestre de 2007 em dois meses ela pagou o imposto como fosse industriamas na verdade ela deveria ter sido paga como fosse prestadora de seviço.
Enfim foi visto agora e tenho a guia para da diferença.

Para melhor entender.
valor pago em 2007: 150,00 pgto em 2007
Diferença a pagar: 50,00 vista esse ano, e pago agora.
Valor a recuperar: 30,00 vista esse ano.
como posso fazer estes ajustes? Já que os balanços foram encerrados? Como lançar na contabilidade?

muito grata

att,

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 11 novembro 2010 | 18:55

boa tarde,

Faça um lançamento de ajuste creditanto a conta "Ajuste de exercícios anteriores" (PL) e debitando a conta Impostos a recuperar - DAS a recuperar (AC). Em seguida faz outro lançamento debitando "Ajuste de exercícios anteriores" (PL) e creditanto Lucros ou prejuízos acumulados ou lucros a destinar.

atenc.

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 18 novembro 2010 | 08:44

bom dia,
Suponhamos que em 2009 tenha sido recolhido ICMS referente a uma nota que foi cancelada. Neste caso deverá ser feito o lançamento:

D-ICMS a recuperar (AC)
C-Ajustes de exercicios anteriores
Hist. Vr. relativo a ICMS ref NF xxx de xx/xx/xxxx, cancelada.

Depois apropria-se o valor do icms na conta lucros acumulados:

D-Ajustes de exercicios anteriores
C-Lucros ou prejuizos


Espero ter ajudado.

JR MARCIA

Jr Marcia

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 09:53

Bom dia!!
Sou novo aqui neste forum, preciso de uma orientação quanto a um lançamento de imposto.Fiz uma provisão de PIS a recolher de 150,00 em dezembro de 2010.Somente agora em 2011 depois da contabilidade ter sido encerrada que percebi que o valor do PIS era de 145,00;ou seja; menor que o apropriado em 2010.Como devo proceder para ajustar essa diferença, e quais lançamentos devo efetuar.?Agradeço a ajuda!
Abçs[

"Nem todos podem ter um curso superior...mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espirito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.