x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 60.539

Calcular CMV sem controle de estoque

giovani pereira

Giovani Pereira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 23 novembro 2010 | 12:32

Boa Tarde.

Como consigo calcular CMV, para empresas que não tem controle de estoque.
Como contabilizar CMV, e quando uma empresa faz um invetário e o mesma da diferença entre estoque físico, com no sistema como fazer o ajuste Contábil.
Sem mais, aguardo

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 23 novembro 2010 | 22:37


Giovani, boa noite!!!

Para apurar-se o CMV, imprescindível que voce tenha em mãos, o inventário de mercadorias fornecido pelo cliente.

A apuração do CMV é determinante para que se apure o resultado do exercício de qualquer empresa, motivo pelo qual deverá insistir para que o seu cliente mantenha tal controle, até para não ser penalizado em eventual levantamento específico por parte do fisco.


Sobre as diferenças de estoque:

Caso o estoque do sistema em relação ao físico esteja maior, representa que o cliente omitiu vendas. Escriture o estoque e após, emita documento fiscal baixando o excedente.

Caso o estoque do sistema esteja negativo, quer dizer que foi vendida mercadoria sem q houvesse nota fiscal de compra, situação mais complexa de resolver.

Resguardada as proporções, uma das alternativas seria fazer denúncia espontânea, recolher os impostos com encargos e efetuar anotação no RUDFTO.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Everton Pereira da Silva

Everton Pereira da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 25 novembro 2010 | 17:19

Infelizmente, nem todas as empresa fornecem as informações devidas para nós contabilistas, ja me deparei com situação parecida com esta, onde fiz o seguinte:

Fiz uma pesquisa do percentual de margem de lucro que a sefaz estadual considera sobre a comercialização das mercadorias (aqui em MT é de 40%), então da receita bruta deduzi esse percentual, e lancei no cmv, baixando o estoque.

"O sucesso geralmente vem para aqueles que estão muito ocupados para estarem procurando por ele" - Henry David Thoreau
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 26 novembro 2010 | 15:14

Boa tarde,

O custo das mercadorias vendidas quando "estimado" pelo contador, nunca traduz a realidade do negócio. Concordo plenamente quanto ao descaso dos empresários no que se refere a este assunto, assim como concordo com o inquestionavel fato de que "empresas pequenas não têm programas que controlem os estoques".

Entretanto, considerem que ao tomarem para si a responsabilidade de estimar os custos, estão se responsabilizando também por quaisquer notificações fiscais decorrentes da aquisição e ou alienação de mercadorias sem a cobertura de Notas Fiscais. Afinal quem passou as informações (obrigatórias) para o fisco e deu-lhe condições de autuar foi o contador.

Se a empresa é pequena, pequeno será seu estoque. A contagem física é obrigatória e de inteira responsabilidade da empresa, ou seja, não deve (nem pode) ser substituída por estimativa em percentuais indicados pelo contador.

...

Jailson Nascimento

Jailson Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 29 novembro 2010 | 15:31

Boa tarde Saulo,

O que eu pude entender das suas explicações é que, se a empresa não tiver o programa de controle de estoque ela terá que contar fisicamente cada um dos produtos. E o que o Sr. nos orienta a fazer, uma vez que os clientes não querem ficar contando produto por produto.

Jailson Nascimento
Contador

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 29 novembro 2010 | 17:47

Boa tarde Jailson,

Imagino que estejamos falando de empresas Optantes pelo Simples Nacional.

O Livro Registro do Inventário anual para empresas optantes pelo Simples Nacional é obrigatório e previsto na determinação do Inciso II, Artigo 3º da Resolução CGSN 10/2007 cuja integra dispõe:

Art. 3º As ME e as EPP optantes pelo Simples Nacional deverão adotar para os registros e controles das operações e prestações por elas realizadas:

II - Livro Registro de Inventário, no qual deverão constar registrados os estoques existentes no término de cada ano-calendário, quando contribuinte do ICMS;


Se você atribui um percentual de custo ao total das mercadorias vendidas, como irá escriturar, encadernar e registrar o Livro Registro de Inventário? Quais mercadorias, quantas unidades e quais os custos irá atribuir à cada item até que "feche" com o valor que você determinou como estoque em 31 de Dezembro?

Entretanto, este não é o real motivo para se evitar atribuir percentuais de custos com vistas a evitar a contagem física dos estoques. O principal ainda é a responsabilidade assumida de forma gratuita e sem outro propósito que não a de "diminuir o trabalho" do cliente.

Reúna-se com ele, informe-o da necessidade, notifique-o por escrito desta obrigação, mencione a legislação e sobretudo faça-o ver que manter o controle dos estoques irá beneficiá-lo em diversos aspectos, principalmente no que diz respeito a custos. Não será dificil conscientizá-lo de que a obrigação é dele e que mesmo que você queira, não há como ajudá-lo, pois atribuir custo às mercadorias vendidas significa alterar os estoques e ter que "inventar" itens, quantidades e valores unitários no Livro Registro de Inventário.

Nota
O acima exposto deve servir também para empresas tributadas pelo Lucro Presumido, que igualmente são obrigadas a escrituração e registro do Livro Registro de Inventário.

...

luiz sergio da silva

Luiz Sergio da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 16 dezembro 2010 | 13:07

Boa tarde pessoal
Obrigado Saulo pelas explicaçãoes, pelo o que eu entendi, só as empresas simples nacioanal contribuintes do ICMS é que tem a obrigação de manter o livro registro de invetario, estou correto? por que aqui no Parana as empresas simples que tem o faturento bruto até R$ 360.000,00 são isentas.

LUIZ SERGIO DA SILVA
CONTADOR
PONTA GROSSA - PARANA
FRANCISCO HUDSON FERREIRA DE CARVALHO

Francisco Hudson Ferreira de Carvalho

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 16 dezembro 2010 | 19:33

Mas e quanto ao que se refere o RIR, conforme a integra abaixo:

Art. 294. Os produtos em fabricação e acabados serão avaliados pelo custo de produção (Lei nº 154, de 1947, art. 2º, § 4º, e Lei nº 6.404, de 1976, art. 183, inciso II).

§ 1º O contribuinte que mantiver sistema de contabilidade de custo integrado e coordenado com o restante da escrituração poderá utilizar os custos apurados para avaliação dos estoques de produtos em fabricação e acabados (Decreto-Lei nº 1.598, de 1977, art. 14, § 1º).

§ 2º Considera-se sistema de contabilidade de custo integrado e coordenado com o restante da escrituração aquele:

I - apoiado em valores originados da escrituração contábil (matéria-prima, mão-de-obra direta, custos gerais de fabricação);
II - que permite determinação contábil, ao fim de cada mês, do valor dos estoques de matérias-primas e outros materiais, produtos em elaboração e produtos acabados;
III - apoiado em livros auxiliares, fichas, folhas contínuas, ou mapas de apropriação ou rateio, tidos em boa guarda e de registros coincidentes com aqueles constantes da escrituração principal;
IV - que permite avaliar os estoques existentes na data de encerramento do período de apropriação de resultados segundo os custos efetivamente incorridos.

Art. 295. O valor dos bens existentes no encerramento do período de apuração poderá ser o custo médio ou o dos bens adquiridos ou produzidos mais recentemente, admitida, ainda, a avaliação com base no preço de venda, subtraída a margem de lucro (Decreto-Lei nº 1.598, de 1977, art. 14, § 2º, Lei nº 7.959, de 21 de dezembro de 1989, art. 2º, e Lei nº 8.541, de 1992, art. 55).

Art. 296. Se a escrituração do contribuinte não satisfizer às condições dos §§ 1º e 2º do art. 294, os estoques deverão ser avaliados (Decreto-Lei nº 1.598, de 1977, art. 14, § 3º):

I - os de materiais em processamento, por uma vez e meia o maior custo das matérias-primas adquiridas no período de apuração, ou em oitenta por cento do valor dos produtos acabados, determinado de acordo com o inciso II;
II - os dos produtos acabados, em setenta por cento do maior preço de venda no período de apuração.

§ 1º Para aplicação do disposto no inciso II, o valor dos produtos acabados deverá ser determinado tomando por base o preço de venda, sem exclusão de qualquer parcela a título de Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações - ICMS.

§ 2º O disposto neste artigo deverá ser reconhecido na escrituração comercial.



Se aplica só a indústria?

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 20 dezembro 2010 | 18:43

Boa noite, Francisco


De acordo com as próprias palavras do artigo, este conceito se aplica exclusivamente às indústrias:

Art. 294. Os produtos em fabricação e acabados serão avaliados pelo custo de produção
(grifei estes trechos de propósito)


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Edna Ione Sampaio

Edna Ione Sampaio

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 2 maio 2012 | 16:10

Boa tarde..

é possível calcular o CMV sem ter o controle estoque do cliente.. calcular somente com os saldos contábeis.. no caso seria inventário permanente?

Digamos que a empresa fez sua primeira compra agora...

Contabilizo:

Pela compra
valor 580,00
icms a recuperar 12% 69,60

D= estoque 510,40
D= icms a recuperar 69,60
C= fornecedor a pagar 580,00

Pela venda
Margem 10% 638,00

D= Caixa 638,00
C= receita c/ vendas 638,00

D= CMV (CR)
C= estoque

Formula CMV = EI + C - EF = (0,00 + 538,00-127,60)= 410,40
EF = EI + C - Imp. a recuperar - vendas = 127,60

eu tenho lido varias postagens mas nao consigo calcular o cmv de um modo satisfatorio que eu entenda..

Para mim o cmv deveria ser o mesmo valor que entrou no estoque R$ 510,40.. porque estoque é ativo e precisa zerar..

desde ja agradeço..

Edna.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.