x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 19

acessos 4.610

Balanço de Abertura

Cassio Ferreira de Araujo

Cassio Ferreira de Araujo

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 25 novembro 2010 | 10:22

Pessoal,

Bom Dia.

Estou com uma dúvida com relação ao Balanço de Abertura, que é o seguinte:

Estamos fechando com uma empresa nova, ela vem de outro contador e pelo que vimos os balancetes estão todos emitidos com os devidos saldos, etc...a minha dúvida é se eu preciso fazer o balanço de abertura? pois já pesquisei em vários tópicos e alguns falam que o balanço de abertura é só para empresas que não tinham contabilidade (livro Caixa) ou perante perícia ou auditoria. Não sei como proceder. E se eu tiver que fazer o balanço de abertura terá que ser desde o início do ano ou a partir da data que vamos assinar o contrato de prestação de serviços. Pois não vamos assinar pelo periodo que não eramos responsáveis pela contabilidade.

Muito Obrigado.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 26 novembro 2010 | 09:08

Bom dia Cassio,

Você pode (não é obrigado) elaborar um Balanço de Abertura com os mesmos valores do Balanço Patrimonial levantado pelo contabilista que o antecedeu, com vistas a adaptação das contas.

Vale dizer que se no seu Plano de Contas existem algumas que deverão ser usadas e não constam do Balanço Patrimonial recebido, ou seja, se os titulos forem diferentes ou você julgar melhor reclassificá-las, deve elaborar o Balanço de Abertura para que fiquem claras as modificações efetivadas.

Caso não sejam necessárias, não será também o Balanço de Abertura.

...

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 26 novembro 2010 | 09:15

Cassio Ferreira de Araujo & Aracy Castro

Bom dia aos dois.

Pessoal,

Bom Dia.

Estou com uma dúvida com relação ao Balanço de Abertura, que é o seguinte:

Estamos fechando com uma empresa nova, ela vem de outro contador e pelo que vimos os balancetes estão todos emitidos com os devidos saldos, etc...a minha dúvida é se eu preciso fazer o balanço de abertura? pois já pesquisei em vários tópicos e alguns falam que o balanço de abertura é só para empresas que não tinham contabilidade (livro Caixa) ou perante perícia ou auditoria. Não sei como proceder. E se eu tiver que fazer o balanço de abertura terá que ser desde o início do ano ou a partir da data que vamos assinar o contrato de prestação de serviços. Pois não vamos assinar pelo periodo que não eramos responsáveis pela contabilidade.

Muito Obrigado.

Caro amigo, se você afirma que os relatório estão todos ok, então proceda com a implantação dos saldos no seu sistema de contabilidade,(o que não deixa de ser um balanço de abertura) para que o amigo possa dar seqüência nas escriturações (contábil, fiscal e de RH) entendido?

Quanto a implantação dos saldos esse deverá obedecer o periodo subsequente áquele encerrado pela contabilidade anterior, ok?

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 26 novembro 2010 | 15:02

Boa tarde Joseane,

A necessidade de se elaborar Balanço de Abertura não está atrelada a natureza juridica da Pessoa Jurídica em questão.

Vale dizer que se esta Entidade não mantinha contabilidade regular mesmo estando a ela obrigada, deve elaborar um Balanço de Abertura para dar inicio a contabilização.

No Banco de Dados do Fórum você encontrará exemplos para elaboração e contabilização de tais Balanços.

...

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 26 novembro 2010 | 18:58

Eduardo Ciocheti Neves.

Aproveitando o gancho do assunto, no balanço de abertura infelizmente é comum que os empresários não tenham N.F. de alguns ativos como cadeiras, mesas, nesse caso existe alguma forma de inclui-los no balanço? ou somente os itens que tiverem N.F.


Se não houver forma especial estabelecida pela legislação estadual ou municipal, serão considerados hábeis para a comprovação das despesas, aquisições ou para a alienação e baixa de bem do seu Ativo Permanente os documentos de praxe, isto é, recibos, contratos etc., para proceder ao registro contábil.

Para fins de arrecadação do Imposto de Renda, fica o contribuinte sujeito a comprovar, em qualquer caso, pela forma estabelecida nas leis comerciais e fiscais, o ato ou fato econômico que serviu de base aos lançamentos contábeis.

O importante é que os documentos que suportam os registros e as transações sejam de idoneidade indiscutível.

Em outras palavras, poderá adotar recibo, depois é só registrar os ativos nas devidas contas, sem a necessidade de reconhece-los como integralização de capital ok? restando dúvidas disponha do furum.

(Parecer Normativo CST nº 10/1976).

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Clovis Gambaro

Clovis Gambaro

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 8 maio 2012 | 13:26

Saulo, Boa Tarde!

Estou com um problema e gostaria da sua sugestão/opniao, tenho 5 empresas que vieram de outro contador sem os devidos diario/razao dos anos anteriores, ele nao fechou balanços, como devo proceder, faço um balanço de abertura ? com quais dados ? somente capital ? pois nao tenho nada anterior e essa empresa veio em 04/2011, ou seja de 01/2011 a 03/2011 ele nao calculou imposto algum.. antecipo agradecimentos...

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 8 maio 2012 | 13:37

Prezado Clovis,

Sugiro que você tente falar com o antigo contador e solicitando que ele entregue todas as documentações das empresas corretamente, inclusive balanço e livros, pois, isso é obrigação dele. Caso ele se negue, procure o regional do conselho na sua cidade e faça uma queixa formal, mais para isso, é bom que você tenha alguma documentação demonstrando que você solicitou a documentação e não foi atendido, e-mails ou cartas já servem para tal necessidade.

At.
Marcos Vinicius

Samir J. Abrahão

Samir J. Abrahão

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 23:51

Prezados Colegas,
Estou implantando um Balanço de Abertura, de uma empresa, que tinha os serviços prestados por outro Contador. Só que estou em dúvida se implanto com a data de 31/03/2012 ou 01/04/2012;
Será que quando fizer geração dos arquivos digitais da ECD e do FCONT e ao tentar enviá-las para a RFB, haverá algum problema de sobreposição de períodos e os servidores virão com mensagem de erro?
Quem já passou por essa experiência e pode me orientar?
Desde já agradeço à atenção dispensada.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 00:17

Olá Samir!

A implantação dos saldos de abertura do período é feita no primeiro dia após o fechamento do último Balanço Patrimonial.

Imagine quando você fecha seus balanços em 31.12.2011 por exemplo, quando iniciar 2012 o que vai acontecer?

Os saldos do balanço de 31.12.2011 serão transportados para o dia 01.01.2012, é isso que ocorre neste seu caso.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 08:07

Bom dia Samir.

Isso mesmo, é uma implantação dos saldos de abertura.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.