x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.827

ISS Retido - Empresa Simples Nacional

silvana cabreira

Silvana Cabreira

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 13 dezembro 2010 | 14:18

Tenho uma empresa optante pelo Simples Nacional (Anexo III Faixa 3 (240.000,00 à 360.000,00, para essa faixa a aliquota é 3,5%).
Faturamento ultimos 12 meses: R$ 356.319,28
Sendo que quando vou gerar a DAS, informo o valor de R$ 4.056,00 no Anexo III, - Com retenção/substituição tributaria de ISS. Sendo assim a Das não gera o valor do ISS.
Como devo contabilizar este tipo de serviço:
Prestação de Serviço: R$ 4.056,00
ISS Retido: R$ 141,96 (=3,50%)
????????

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 13 dezembro 2010 | 18:17

Boa noite, Silvana


Como este assunto já foi bastante debatido (e também solucionado) aqui no Fórum Contábeis, sugiro-lhe que seja feita uma pesquisa no banco de dados a partir da expressão "contabilização de impostos retidos".


Bons estudos

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
silvana cabreira

Silvana Cabreira

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 14 dezembro 2010 | 08:43

Olhei algumas respostas. Pelo que vi eu teria que calcular o Simples nacional com o valor total(incluindo o ISS retido), sendo que no momento da provisão seria descontado o ISS a recuperar que me foi gerado através das notas com ISS retido. Tem outra maneira de fazer essa contabilização pois no calculo da própria DAS não tem um campo que se coloca esse desconto, já se usa a tabela própria para esse caso, que é aquela que não gera o ISS. E o programa que tenho que é a Domínio que calcula o Simples da mesma maneira do PGDAS. O que devo fazer?

SILAS DA COSTA

Silas da Costa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 29 fevereiro 2012 | 17:08

Boa tarde

Contabilização de empresa enquadrada no Simples Nacional - ISS retido na nota fiscal de serviços.

Minha dúvida e como faço para dar baixa no iss retido que esta no AC.

Exemplo

Nota fiscal de 1000,00, iss retido de 30,00

D - Clientes 1000,00 AC
C - Receita de prest serviços 1000,00 CR

Iss retido 30,00

D- Iss a compensar 30,00 AC
C- Clientes 30,00 AC


Guia do simples nacional 60,00 - 6% sobre o faturamento

D- Simples Nacional 60,00 CR
C - Simples Nacional a recolher 60,00 PC


Como faço para dar baixo no crédito de ISS a compensar, qual conta eu faço o débito, se fizer o débito em simples nacional a recolher a guia estara errada.


Obrigado

Silas da Costa
@Oculto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.