x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 14

acessos 8.713

ativo imobilizado

EMERSON BERNARDO SILVA DE MORAES

Emerson Bernardo Silva de Moraes

Bronze DIVISÃO 4, Chefe Pessoal
há 13 anos Sexta-Feira | 17 dezembro 2010 | 15:43

Boa tarde. Minha dúvida tem haver com a pergunta da colega. Estou fazendo o balanço de abertura da contabilidade de uma igreja evangélica. Fiz um levantamento dos bens da igreja que já existe a bastante tempo. A minha dúvida é : Devo colocar no balanço (Imobilizado) o valor referente a estes bens ? Ou não devo considerá-los visto que já são móveis e utensílio, aparelhos de som e informática muito antigos e já estariam totalmente depreciados ? Quanto aos novos bens adquiridos, devo fazer a depreciação mensalmente, tal como uma empresa ou não é necessário ?

Saudações a todos

GUILHERME GREGHI VERONEZ

Guilherme Greghi Veronez

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 20 dezembro 2010 | 17:53

Boa Pergunta Andréia, mas com as convergências a IFRS, a palavra Reavaliar foi extinta do novo plano de Contas. E um novo subgrupo foi criado no Patrimônio Líquido, o Ajuste de Avaliação Patrimonial.
Este assunto é polêmico e, assim como o Godwill, já ouvi diversas opiniões sobre ele, portanto, sugiro que dê uma estuda nos CPC's. A minha opinião é que:
Se o bem "Avaliado a valor presente" for maior do que o saldo residual [A.I. (-)Deprec], você deverá Ajustar o valor e iniciar nova depreciação sim.
Att
Guilherme Greghi Veronez

MARCIA MARIA DOS SANTOS

Marcia Maria dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Agente Turismo
há 13 anos Terça-Feira | 1 fevereiro 2011 | 15:06

Boa tarde!

Estou fazendo a contabilidade de igreja que não tinha contabilizações, era feito somente o livro caixa. Pelo que tenho visto é necessário a contabilidade completa ainda sendo sem fins. A minha dúvida é como devo proceder com o imobilizado, sendo que a igreja é aberta desde 2003. Todos os móveis, instrumentos, caixa de som, aparelhos de som... devem ser imobilizados? Mas como vou conseguir avaliá-los?

Desdes ja agradeço e aguardo

Att.

MARCIA MARIA
TÉC. CONTÁBIL
CAMILA LIMA

Camila Lima

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2012 | 13:02

Boa Tarde!
Pessoal, gostaria de sanar algumas duvidas quanto ao ativo imobilizado de uma empresa de comercio e serviços.

Bom, a empresa monta geradores para venda e locação e vem sendo contabilizado todos os produtos que ela adquire (peças para montagem, tintas, filtros, etc..) como ativo imobilizado. Porem, o valor contabil de varias notas fiscais não atinge o que caracteriza um ativo ... e alguns casos fico em duvida como devo proceder na classificação do ativo. Por exemplo na aquisição de tintas, como devo classificar? Despesa ou ativo? Lembrando que a empresa apenas monta os geradores, ela não fabrica as peças nem os componentes. Me pergunto se está correto lançar como ativo e não despesa.

Desde ja agradeço!

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2012 | 13:25

Prezada Camila,

Se a empresa monta os geradores para posteriormente vende-los, os gastos com tal montagem não podem ser classificados como imobilizado, e sim, devem ser estocado para compor o custo da venda de tais produtos.

At.
Marcos Vinicius

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2012 | 17:08

Camila, seria sim o caso de fazer um controle de estoque com inventário, sendo que, no momento da venda da máquina baixar os gastos referente a sua montagem.

O lançamento de comprar deste materiais é:
D - Estoque (AC)
C - Fornecedor (PC)

E no ato da sua venda:
D - Custo do produto vendido - CPV (CR)
C - Estoque (AC)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.