x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 764

Ana Paula de Gouveia

Ana Paula de Gouveia

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 28 dezembro 2010 | 21:46

Numa situação onde a receita da empresa é de revenda e prestação de serviços a vista e sua revenda é escriturada no livro fiscal n.1 e os serviços não tem livro, fiz o seguinte lançamento:
caixa, pelo recebimento das vendas e serviços com HP:n/ recebimento cf. livro/demonstrativo;
revenda: usei o seguinte HP.:Vr. das vendas efetuda n/mes cf livro/demonstrativo n.1.

serviços:HP.:Vf. dos serviços efetudaos n/mes cf livro/demonstrativo.

pergunto, este historico esta correto, ou eu preciso desmembrar no caixa seguindo a ordem do historico da revenda e dos serviços? gostaria de obter explicaçoes a respeito de ambas situações.

Obrigada,
Paula.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 3 janeiro 2011 | 23:20


Ana Paula, boa noite.


O § 2º do art.258/RIR, determina a forma de lançamento para a escrituração resumida do diário, abaixo transcrita:

§ 2º Para efeito do disposto no parágrafo anterior, no transporte dos totais mensais dos livros auxiliares, para o Diário, deve ser feita referência às páginas em que as operações se encontram lançadas nos livros auxiliares devidamente registrados.

O Art. 258 do RIR/99, admite a escrituração resumida no diário, relativamente a contas cujas operações são numerosas ou realizadas fora do estabelecimento, desde que embasada por livros auxiliares para registro individualizado.


MEU PONTO DE VISTA A RESPEITO DA ESCRITURAÇÃO RESUMIDA

O trabalho de se manter os livros auxiliares (caixa, registro de duplicatas, etc) será bem maior do que se voce fizer a contabilidade tradicional, com escriturações diárias e unificadas, que servirá como fonte de consultas e os acertos serão visualizados de forma mais rápida, confiável e automática.

Será muito desconfortável diante de uma eventual fiscalização, sermos obrigados a individualizar os lançamentos mensais para diários, geralmente num curto espaço de tempo.


As escriturações mensais são rápidas, mas longe de serem o ideal.


Att

Hugo.


Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.