x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 3.548

Baixa de Ativo Imobilizado

José Antonio Rinaldini

José Antonio Rinaldini

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 5 janeiro 2011 | 12:19

Tenho uma grande quantidade de itens de ativo imobilizado para serem baixados, dentre eles com saldo residual contábil e sem residual contábil. Minha dúvida é. Quais os retornos financeiros, benefícios e prejuizos que tenho quando faço a baixa de um ativo, com residual contábil e sem residual? Onde esse prejuizo impacta e se houver despesas na baixa onde ela impacata?

Rafael B. Zanqueta

Rafael B. Zanqueta

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 5 janeiro 2011 | 14:39

Boa tarde,

José, para voce dar baixa nestes bens voco tem que ter uma prova que eles não estão mais na empresa, se estiver tudo certinho voce pode dar a baixa, sobre o impacto se der prejuizo irá baixa do seu lucro, para um lado dos impostos é muito bom mais para banco não é.

Espero ter ajuda, minha resposta foi em cima do que entendi.

Rafael B. Zanqueta.
José Antonio Rinaldini

José Antonio Rinaldini

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 5 janeiro 2011 | 23:08

Então, os ativos realmente não estão na empresa, quanto a isso já fiz o levantamento. Minha dúvida ainda permaneceu. O que preciso saber em respostas simples é: Qual a vantagem de se baixar um ativo, ou seja, existe ganho ou perda? Existe lucro em fazer uma baixa?

Rafael B. Zanqueta

Rafael B. Zanqueta

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 6 janeiro 2011 | 08:28

Bom dia,

José, so seu caso voce não tem que pensar em vantagens, voce é obrigado a dar baixa nestes bens, pois os mesmos ja não estão na empresa, sobre se vai da lucro ou prejuizo, so dando baixa para saber mesmo.

abraços um ótimo dia.

Rafael B. Zanqueta.
José Antonio Rinaldini

José Antonio Rinaldini

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 6 janeiro 2011 | 08:35

Entendo no que se trata da baixa e da obrigatoriedade de se fazer as baixas, porém gostaria de saber se existe ganho por exemplo: para os acionistas, algum retorno financeiro, ou se ocorre perda já que o ativo não irá gerar mais retorno de produção por exemplo e ainda contabilmente onde isso impacta, ou seja, impacta em orçamento ou resultado. Na questão da baixa isso eu tenho o conhecimento, mas surgiu essa questão em saber se há algum benefício nesse processo.

Rafael B. Zanqueta

Rafael B. Zanqueta

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 6 janeiro 2011 | 10:34

ok, entendi, bom vai depender de um alguns detalhes basicos vou da um exemplo vamos ver se ajuda.

Tenha uma mesa comprei ela por 1.000 reais, depreciei 500,00, então ficou:
Mesa 1.000
(-)depreciação 500
Valor do Bem 500.

na baixa, vendi por 600, se o bem vale 500 e vendi por 600 tive um lucro de 100 correto ?
é este o raciocinio que voce terá que ver com os seus bens.
Espero ter ajudado, caso não for isso me avisa novamente que vamos ate conseguir ok ??
abraços.

Rafael B. Zanqueta.
José Antonio Rinaldini

José Antonio Rinaldini

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 6 janeiro 2011 | 12:47

Acredito que estamos conseguindo nos enteder.rsrs. Entendi quando se trata de um bem parcialmente depreciado. Agora vamos dizer que essa mesma mesa estivesse totalmente depreciada e eu baixasse ela da minha base. Haveria um lucro?

Rafael B. Zanqueta

Rafael B. Zanqueta

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 6 janeiro 2011 | 13:05

rsss que bom....

bom se ele estiver totalmente depreciado ex:

Mesa 1.000
(-) depreciação 1.000
Total 0,00

bom na visão da empresa ele não vale mais nada certo ?
se voce vender por 1,00 real é lucro, abraços.
espero ter dado certo.
rss...

Rafael B. Zanqueta.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.