x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 11.495

Contabilização de Impostos retidos

Danielle Fatima Oliveira

Danielle Fatima Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 13 anos Sexta-Feira | 7 janeiro 2011 | 11:38

Bom dia Pessoas!

Começamos com um novo sistema contábil/fiscal na empresa e tenho algumas dúvidas coma sua contabilização:

Recebemos uma NF de serviços que tem todos os impostos retidos: INSS, IRRF, Impostos Federais (4,65%) e ISSQN. Sei que a contabilização dos impostos federais é feita no pagamento, mas os outros estou com dúvida, pois o sistema já me dá essas contas:

D- Serv. Prestados Terceiros - 13.484,80
C- Fornecedor

D- ??
C- IRRF a recolher - 156,80

D- ??
C- ISS Retido a recolher - 313,60

D-??
C- INSS retido a recolher - 1.724,80

Alguém me ajude.... pq ficar 7 anos longe da área contábil me fez esquecer tudo!!!

Obrigada!

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 7 janeiro 2011 | 13:03


Daniella, boa tarde.


Eu lançaria pela segunda fórmula (uma conta devedora e diversas credoras), nada impedindo que o faça pelo primeira fórmula, cfe. exposto em seus lançamentos acima.


D - Serviços Prestados Terceiros.......15.680,00
C - Fornecedores.............................13.484,80
C - IRRF a Recolher.......................... 156,80
C - ISS Retido a Recolher.................. 313,60
C - INSS Retido a Recolher................ 1.724,80


Importante salientar que os lançamentos a Débito que voce teve dúvida, refere ao custo do serviço prestado.

Att

Hugo.

NOTA
Se fizer pesquisa aquí no fórum, encontrará aplicativos para o seu caso.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Danielle Fatima Oliveira

Danielle Fatima Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 13 anos Sexta-Feira | 7 janeiro 2011 | 15:57

Obrigada Hugo!

Eu tbm faria da mesma forma, porém o sistema naum aceita esse tipo de contabilização... tenho que colocar o Débito tbm!
Vou verificar outros posts e ver se tem algum parecido com o meu!

Obrigada pela informação!

Danielle

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 7 janeiro 2011 | 16:18


Danielle, boa tarde.

Veja que na minha mensagem, postei:

Importante salientar que os lançamentos a Débito que voce teve dúvida, refere ao custo do serviço prestado.


Dessa forma, onde voce colocou ?, debite Serviços Prestados por Terceiros.

Att

Hugo.


NOTA:

Achei estranho voce mencionar que o seu sistema não aceita lançamentos múltiplos... será?




Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
washington rodrigo dos santos

Washington Rodrigo dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Analista
há 13 anos Sábado | 8 janeiro 2011 | 19:43

Boa noite Daniela.

Antes de qualquer iniciativa, peço que entre em contato com o suporte do sistema que você esta utilizando, com a seguinte pergunta: o sistema permite lançamentos em modo 2, ou o termo mais utilizado lançamentos múltiplos, se a resposta for negativa, sugiro o seguinte:
Criar contas de resultado (despesa,) como por exemplo, despesas com impostos municipais, federais, estaduais e previdenciários, lembrando que, os lançamentos dos itens devem ser liquidos.

Att.
Washington Rodrigo

Nunca Esteja Associado ao Problema; Esteja Associado à Solução."

[email protected]
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Domingo | 9 janeiro 2011 | 03:17


Washington, bom dia.

Confesso que não entendí a sua sugestão abaixo, já que as retenções descritas pela Daniela não se tratam de despesas com impostos, haja vista que os mesmos estão incorporados (foram debitados) como despesas de serviços prestados por terceiros, cfe exemplificação acima.

Criar contas de resultado (despesa,) como por exemplo, despesas com impostos municipais, federais, estaduais e previdenciários, lembrando que, os lançamentos dos itens devem ser liquidos.


Dessa forma, se puder dirimir essa dúvida, antecipadamente o agradeço.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
washington rodrigo dos santos

Washington Rodrigo dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Analista
há 13 anos Domingo | 9 janeiro 2011 | 17:57

Boa tarde Hugo.

Você esta correto, cometido um erro, a minha sugestão esta relacionadas a impostos a recolher e não retidos, quando sugeri contas de resultado para o preenchimento das lacunas que estavam com interrogação, quiz dizer o seguinte:

Vamos dizer que ocorreu uma prestação de serviços, com incidência de IRRF e ISS, no valor de 1.000,00 R$, como o sistema que ela esta utilizando não permite lançamentos em modo 2, sugeri o preenchimento das interrogação com valores líquidos conforme a descrição abaixo.

Valor total do serviço 1.000,00 R$ – ISS (5%) – IRRF (1,5)

D- Serv. Prestados Terceiros - 935,00
C- Fornecedor

D- Despesas com impostos federais (1,5)
C- IRRF a recolher – 15,00 R$

D- Despesas com impostos municipais (5%)
C- ISS Retido a recolher – 50

O lançamento que estou sugerindo é o mesmo que você sugeriu em modo 2, só que em lançamentos desmembrados, Hugo se o meu pensamento estiver incorreto, peço sua orientação e opinião.

Abraços.
Washington Rodrigo

Nunca Esteja Associado ao Problema; Esteja Associado à Solução."

[email protected]
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Domingo | 9 janeiro 2011 | 20:38


Caro Washington, boa noite.


Imaginemos dados financeiros de uma nota fiscal de serviços, com os mesmos exemplos dado por voce:

Valor do Serviços...: R$ 1.000,00
Valor total da NFPS: R$ 1.000,00

No corpo da NFPS, menciona-se os descontos:

Vlr dos Serviços: R$ 1.000,00
IRRF...............: R$ 15,00
ISS RF.............: R$ 50,00
Vlr Liquido a rec: R$ 935,00

Os lançamentos (1ª fórmula), então ficariam:

D- Serv. Prestados Terceiros - 935,00
C- Fornecedor

D- Serv. Prestados Terceiros
C- IRRF a recolher – 15,00

D- Serv. Prestados Terceiros
C- ISS Retido a recolher – 50,00

Tenha em mente que a fonte pagadora é somente fiel depositária dos impostos descontados da NFPS e que os serviços contratados totalizam R$ 1.000,00, e não R$ 935,00 conforme voce supõe.

Da mesma forma, o fornecedor de serviços considerará como receita, este mesmo valor de R$ 1.000,00, compensando os impostos retidos na fonte, quando da apuração do IRPJ e do ISS.



Att

Hugo

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Tulio Cezar de Oliveira Lobo

Tulio Cezar de Oliveira Lobo

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 18 janeiro 2011 | 10:51

Bom dia Amigos!
Referente retenção dos impostos federais, IRRF (1,5%) e os demais (4,65%), vejam um texto que encontrei na net:

Pergunta: Nossa empresa recebeu em Janeiro uma nota fiscal de serviços sujeitos às retenções do imposto de renda e das contribuições, para pagamento em Fevereiro de 2010. Como proceder?

Resposta: O imposto de renda, como regra geral, deve ser retido por ocasião da contabilização da nota fiscal, reconhecendo a obrigação do tomador do serviço junto ao prestador, portanto, obedecendo ao princípio de competência.
As retenções das contribuições do PIS, da Cofins e da Contribuição Social, de acordo com o artigo 30 da Lei 10.833/2003, deverão obedecer ao fato gerador que é o pagamento, regime de Caixa.
Nestas circunstâncias, o imposto de renda deverá ser retido em Janeiro e recolhido no terceiro dia útil da semana seguinte à contabilização do crédito.
As contribuições deverão ser retidas em Fevereiro, já que é o mês do pagamento, e recolhidas no terceiro dia útil da semana seguinte ao pagamento.


Meu cliente é uma prestadora de serviços e teve essas retenções.
Emitiu uma NF de R$8.800,00 em 30/11/2010 e recebeu em 20/12/2010.
Em relação aos lançamentos, tendo em vista o texto acima, penso em fazer da seguinte forma:

a) Em 30/11 Pela Emissão da Nota Fiscal
D - Clientes (Ativo Circulante) R$8.668,00
D – IRRF a Recuperar (Ativo Circulante)
– considerando o imposto de 1,5% R$132,00

C - Receita de Prestação de Serviços R$8.800,00


b) Em 20/12 - Pelo Recebimento Do Valor
D - Caixa (Ativo Circulante) R$8.258,80
D - COFINS a Recuperar (Ativo Circulante) – 3% R$264,00
D - PIS a Recuperar (Ativo Circulante) – 0,65% R$57,20
D - CSLL a Recuperar (Ativo Circulante) – 1% R$88,00

C - Clientes (Ativo Circulante) R$8.668,00

Desta maneira eu reconheceria o IR em Novembro e os demais em Dezembro.
Estaria correto meu procedimento???

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 20 janeiro 2011 | 10:21

Bom dia, Simone


Por favor quem poderia mim ajudar com respostas claras sobre as caracteristicas e Finalidades da Escrituração contabil, é que irei fazer uma prova aberta para um concurso e necessito urgente
(eu grifei)

Considerando que você precisa de um estudo completo sobre um tema tão amplo, e ainda "com urgência", visto que as dúvidas são esclarecidas voluntariamente pelos participantes, você tem duas opções:

1 - Consultar um livro didático
2 - Contratar um professor particular


Pondere

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
simone andreia nascimento gomes

Simone Andreia Nascimento Gomes

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 20 janeiro 2011 | 21:14

Boa Noite, Ricardo


Isso mesmo, estou com vários livros didáticos só que a prova é objetiva e quero linkar fatos anteriores vinculando a evolução da escrituração e ao SPED. Só achei que poderia encontrar alguém que no momento esteja estudando somente esta parte com idéias atuais....

Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.