x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 4.119

Ajustes de Inventário - Lançamentos

Paulo de Tarso

Paulo de Tarso

Bronze DIVISÃO 3, Auditor(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 10 janeiro 2011 | 11:28

Prezados,

Estou com uma dúvida e gostaria de opiniões.
Um determinado cliente realizou ajustes de inventário, decorrente de erros (falta de inventario) de anos anteriores.
Como esse ajuste é bastante significativo, vejo como solução classificar como ajuste de prejuízos acumulados - despesa.
Fora esse lançamento, vocês sugerem algum outro que não influenciasse no resultado?

Aguardo vossas opiniões,

Agradeço desde já o apoio,

Paulo de Tarso

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 13 janeiro 2011 | 10:43

Bom dia, caro Tarso


Este assunto merece atenção especial e redobrada porque a falta de controle sempre induz a graves erros que são passíveis de sanções fiscais.

Quando o controle de estoques é fiel (por sistema eletrônico ou fichas) é indispensável que se faça o levantamento físico dos produtos para verificar se o volume dos bens é condizente com os valores apurados matemática e contabilmente, de modo que eventuais e modestas diferenças advindas de casos fortuitos sejam classificadas como ganhos ou perdas.

Conforme suas palavras, como o valor da diferença é substancial e seu intento é classificá-la na conta de prejuízos acumulados, o caso vai além de um suposto simples "ajuste contábil".

Como sua pretensão é registrar a aludida diferença vultosa na conta de prejuízos acumulados, entende-se que é necessário reconhecer o valor de prejuízos porque o valor contábil dos estoques é bastante superior ao valor apurado no levantamento físico; obviamente, como a baixa de estoques não foi reconhecida contabilmente, é bem claro que houve vendas sem a emissão de notas fiscais, que por sua vez, revela a omissão de receitas, de acordo com os Arts. 199, 283 e 528 do RIR/99.

Neste contexto, conclui-se também que não bastaria somente alocar o valor da diferença diretamente para a conta de prejuízos acumulados. Mesmo sem saber qual o regime de tributação, é inegável que o primeiro passo seria reconhecer as receitas outrora omitidas, retificar as demonstrações necessárias, e com base nas técnicas de "Ajustes de Exercícios Anteriores", um assunto farto nos arquivos do Fórum Contábeis (e facilmente acessível através de pesquisas), regularizar os saldos.

Portanto, como este assunto é complexo e envolve vários fatores, é recomendável recorrer ao apoio pessoal de um contador e/ou advogado tributarista de sua confiança.


Boa sorte.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Paulo de Tarso

Paulo de Tarso

Bronze DIVISÃO 3, Auditor(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 13 janeiro 2011 | 12:52

Caro Ricardo,

Agradeço bastante sua cordial atenção.
Verei qual melhor caminho seguir para orientar o cliente.
Qualquer outra duvida voltarei ao sempre e rico de informações Forum Contábeis.

Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.